15 setembro 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Re:claim: a joint venture que recicla poliéster pós-consumo

O Projeto Re:claim, uma nova joint venture criada pela Salvation Army Trading Company (SATCoL) e pela Project Plan B, vai ser a primeira a reciclar poliéster na Grã-Bretanha para produzir pequenas pelotas de rPET. O projeto apresentou uma tecnologia termomecânica para reciclar poliéster pós-consumo.

A Projet Plan B desenvolveu um sistema exclusivo de reciclagem de poliéster que utilizará na sua fábrica de Kettering, a partir de setembro. Este mecanismo terá a capacidade de transformar 65 mil toneladas de têxteis, anualmente, quando estiver em plena capacidade, para os converter em pelotas de rPET.

A tecnologia cria essas pequenas bolas que depois se transformam em fios, o que consome menos energia do que a produção de novas pelotas. Note-se que, atualmente, não há sistemas de reciclagem de poliéster têxtil pós-consumo no Reino Unido e, por isso, a única opção é o seu depósito em aterros ou a sua incineração.

A SATCoL, que já possui a única instalação automatizada de triagem têxtil do Reino Unido, a Fibersort, por sua vez, identifica e classifica automaticamente os têxteis em segunda mão por tipo de fibra, sendo este o primeiro passo para a reciclagem de têxtil para têxtil. O projeto representa uma grande oportunidade para a circularidade da moda.

“Até 2022, a nossa tecnologia permitiu-nos reutilizar e reciclar mais de 250 milhões de produtos. Há sempre, no entanto, itens que estão muito danificados e não podemos revender. Geralmente, são roupas de poliéster e com esta nova tecnologia podemos dar uma nova vida a estas peças de vestuário”, revelou Majonne, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da SATCoL, em comunicado.

Partilhar