31 Julho 2018
Sustentabilidade

T
Fotografia: WWD

Reciclagem têxtil junta Inditex e MIT

Atenta à tendências de mercado, a Inditex celebrou uma parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) com o objetivo de desenvolver novas metodologias de reciclagem têxtil. A colaborar com o centro de investigação norte-americano desde o ano passado, o grupo espanhol estabeleceu a meta de em 2020 ter 100% das lojas eco-eficientes e 10% de todo o vestuário produzido a partir de fibras recicladas.

A economia circular continua a afirmar-se como o futuro da indústria têxtil e os maiores operadores do mercado procuram manter-se na linha da frente da revolução. No seu plano estratégico ambiental para 2020, o grupo espanhol Inditex afirma o compromisso de investir na reciclagem têxtil e no combate ao desperdício. A empresa estabeleceu o objetivo de nos próximos dois anos ter 10% de todas as suas coleções produzidas a partir de roupa reciclada. Para isso, estabeleceu uma parceria com o MIT e lançou o projeto de recolha de peças usadas “Join Life“, que também já chegou a Portugal.

O principal objetivo desta parceria é o desenvolvimento de novas fibras recicladas de alta qualidade, para que o grupo de moda consiga manter os mesmos níveis de produção com alternativas mais sustentáveis.

Para além de ter juntado forças com a famosa universidade norte-americana, o grupo espanhol celebrou também parcerias com a Lenzing e a Hilaturas Ferre, empresas especializadas na produção de algodão reciclado.

Outro dos pontos do seu plano estratégico para 2020 respeita o consumo energético das lojas físicas do grupo e dos servidores online. Atualmente a Inditex afirma que 85% de todas as suas lojas são ecoficientes, mas o objetivo traçado para 2020 é o de conseguir o mesmo em toda a rede de lojas das marcas do grupo (Zara, Pull&Bear, Bershka, Massimo Dutti, Stradivarius, Oysho e Uterqüe).

Partilhar