22 maio 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Reciclagem pode atingir 8,5 mil milhões até 2032

Segundo o relatório ‘Global Market Insights’, o mercado global de reciclagem irá superar 8,5 mil milhões de dólares em 2032. No caso da reciclagem química poderá superar um crescimento anual acumulado de 5%, até ao período referido. A reciclagem química é mais eficiente que a mecânica para certos têxteis, nomeadamente fibras sintéticas.

Para além disso, o desenvolvimento contínuo da tecnologia irá apoiar o crescimento deste segmento, por exemplo: vários investigadores já anunciaram avanços na reciclagem química de têxteis poliméricos, que separam o poliéster de vários resíduos têxteis. Porém, este avanço ainda não atingiu nível industrial.

Por seu turno, o mercado da reciclagem têxtil de nylon poderá ultrapassar os 671 milhões de dólares, no mesmo período. O crescimento deste segmento irá beneficiar da elevada necessidade de fibras sintéticas no sector do vestuário, bem como o aumento da utilização de produtos à base de nylon na construção civil, automóvel e outras indústrias.

Relativamente ao segmento dos resíduos pós-consumo crescerá cerca de 5% entre 2023 e 2032, embora seja aquele com maiores limitações técnicas e onde se inclui vestuário, têxteis-lar e têxteis para uso profissional. Em termos globais, a reciclagem têxtil de vestuário pode atingir um valor de 4,5 mil milhões de dólares em 2032 e a de têxteis para o lar – incluindo estofos e decoração – pode chegar aos dois mil milhões.

Fundamentalmente, segundo o relatório, o crescimento do mercado global da reciclagem deve-se ao crescimento da consciência pública sobre o reaproveitamento dos têxteis usados e do crescente interesse pelo mercado de segunda mão, bem como a regulamentação pública referente a estes assuntos.

O “Global Market Insights” revela, ainda, a esperança de um cenário em que o sector da reciclagem têxtil testemunhe um bom número de parcerias e colaborações estratégicas de suas principais empresas. As empresas abrangidas pelo relatório incluem, entre outras, Lenzing, Hysong, Birla Cellulose, Unifi, Renewcell, The Woolmark Company e Martex Fiber.

Partilhar