04 Julho 2018
XX Fórum Têxtil

T

Receita que deu até agora não vai funcionar para sempre

“A receita que funcionou até agora não vai funcionar para sempre. Há sinais de cansaço que recomendam a mudança, a chegada ao setor de nova gente com novas qualificações, o estabelecimento de novas metas e novos planos estratégicos, avisou Daniel Bessa nos comentários finais à 20ª edição do Fórum Têxtil.

Transição e mudança foram as duas palavras chave que Daniel Bessa usou para  caraterizar uma reunião que celebrou os sucessos do passado – as 20 edições do Fórum, os 15 anos da fusão que deu origem à ATP e os “notabilíssimos êxitos dos últimos anos” – mas ousou ter os olhos postos na preparação de um futuro que está a chegar cada vez mais depressa.

“No domínio dos negócios está tudo a mudar muito rapidamente. O digital é a vida –  chega à casa, chega à empresa e muda tudo. Ficou à vista neste debate a imensidão e complexidade dos problemas com que as empresas se confrontam, que só poderemos ultrapassar se apoiados em mais e melhores conhecimentos e tecnologias”, afirmou o professor.

“Estamos no limiar de uma nova era. O novo mundo que se está a abrir exige uma nova geração, com novas competências, que fique à frente disto tudo. Tudo tem um fim, mesmo as estratégias mais bem sucedidas. Vivemos uma época de transição“, acrescentou.

Sobre o momento do setor e a noticia de que o emprego na ITV cresceu 10% nos últimos três anos, Daniel Bessa declarou-se pouco sensível a este indicador: “A criação de emprego é um preocupação para Governos e políticas públicas. Na nossa agenda ponho claramente à frente do emprego a questão de pagar melhor aos recursos humanos, com base na criação de valor e do aumento de produtividade”, concluiu Daniel Bessa.

Partilhar