27 março 24
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

RDC@ITV lança questionário sobre Tecnologias de Descarbonização

O RDC@ITV – um consórcio que inclui a ATP e o CITEVE no âmbito do PRR – lançou o desafio às empresas têxteis e do vestuário de responder ao questionário para recolher informação sobre o que diz respeito à implementação atual de Tecnologias de Descarbonização no sector.

Os resultados deste inquérito, agregados após tratamento estatístico, serão divulgados às empresas que contribuírem com as suas respostas. Nesse sentido, a contribuição é essencial para entendermos a realidade da indústria e promovermos ações mais sustentáveis.

Como é já conhecimento, o sector têxtil e do vestuário (STV) é um importante sector económico nacional, em crescimento, e muito intensivo ao nível do consumo de energia e matérias-primas/produtos de origem fóssil. Nesse sentido, é um sector com emissões de gases com efeito de estufa (GEE) significativas (630 kt CO2e em 2019) e que, portanto, requer a aplicação de medidas efetivas de descarbonização.

O projeto RDC@ITV surgiu com esse efeito, cujo principal objetivo é o desenvolvimento de um roteiro para a descarbonização do STV e, posteriormente, apoiar as empresas do sector na tomada de decisão relativamente às tecnologias/medidas mais eficazes a adotar para cumprirem as metas de neutralidade carbónica estabelecidas para 2050.

O projeto teve o seu inicio em abril de 2023 e tem data de finalização prevista para março de 2025. O questionário pode ser preenchido aqui até ao próximo dia 30 de abril.

Partilhar