28 Setembro 21
Feiras

Mariana D'Orey

Rastreabilidade é uma das prioridades do Impetus Group

Continuar a trilhar o caminho da sustentabilidade com o reforço dos parâmetros de transparência e circularidade é o grande objetivo do conjunto de inovações que marcam a atualidade da Acatel, empresa do Impetus Group. A nova CEO da empresa, Susana Serrano, que acaba de aceitar este novo desafio profissional, prepara a abordagem dos novos produtos ao mercado.

As novidades são muitas e vão desde os novos produtos e serviços até ao facto da Acatel, empresa de tinturaria, mercerização, estamparia e acabamentos de malhas e tecidos do Impetus Group ter agora um novo rosto. Susana Serrano assume agora novas funções na Acatel onde, conta, a “rastreabilidade e transparência são as prioridades”.

“No Impetus Group queremos ser verticais, sustentáveis e transparentes. Acreditamos que esse caminho se faz através de parcerias como aquelas que apresentamos agora aos nossos clientes”, avança Susana Serrano aquando da presença da Acatel da Première Vision, em Paris.

Entre as novidades destaque para a parceria desenvolvida com a Good Earth Cotton, empresa que produz algodão, de acordo com boas práticas que permitem um índice de carbono zero, oriundo da Austrália. “Desenvolvemos uma linha excelente produzida apenas com este algodão que está a merecer uma apreciação muito positiva por parte dos nossos clientes”, acrescenta a CEO da Acatel.

Também a circularidade dos produtos, fruto de uma parceria com a Texloop, empresa que desenvolve fios através do desperdício têxtil, merece a aposta da Impetus Group que apresenta uma linha onde incorpora 47,5% deste fio reciclado na composição das malhas.

Mas o recurso a matérias primas respeitadoras do planeta não é suficiente para o Impetus Group que anuncia uma outra parceria, neste caso com a Fibretrace, uma tecnologia que, através de um pequeno dispositivo, permite rastrear as peças. “É colocado um pigmento neste caso no algodão da Good Earth Cotton que, posteriormente, através de um pequeno dispositivo nos permite auferir se a peça foi mesmo produzida com esse algodão”, explica Susana Serrano.

“Se o sinal estiver verde é sabemos com rigor que a peça é mesmo feita com o Good Earth Cotton que, neste caso, foi a matéria pigmentada. Se o sinal for vermelho sabemos que a peça não tem esse material na composição”, esclarece, lembrando que a rastreabilidade e a transparência são os grandes desígnios da Impetus Group.

Para o futuro, a Impetus Group projeta desenvolver, sempre em regime de parcerias, um dispositivo de rastreabilidade mais avançado que permite não só identificar os matérias-primas, mas também medir a percentagem de cada componente na composição global dos tecidos.

Partilhar