29 janeiro 26
Empresas

Bebiana Rocha

Ramiro Almeida & Filhos cresce 20% em 2025 com aposta na eficiência produtiva

A Ramiro Almeida & Filhos, Lda., empresa de produção de malhas exteriores, registou um crescimento de 20% na faturação em 2025, resultado de uma estratégia focada no reforço da capacidade produtiva e na melhoria da eficiência industrial. Segundo João Ramiro Almeida, membro da administração, o objetivo passa por “melhorar a capacidade de resposta ao cliente, com novas soluções técnicas, rapidez na entrega das amostras, cumprimento dos prazos de entrega e uma atenção permanente ao incremento da eficiência e qualidade em todas as fases do processo produtivo”.

Para 2026, as perspetivas são cautelosas, num contexto internacional marcado por grande volatilidade. “É difícil ter perspetivas seguras num mundo em revolução. Há mercados que sobem, outros que descem. O que tem ajudado a equilibrar é o facto de estarmos num mercado global: vendendo para todo o mundo, uns têm compensado outros”, afirma ao T Jornal.

Com mais de 60 anos de experiência, a empresa com sede em Minde, exporta para diversos mercados internacionais, com especial enfoque na Alemanha, França, Espanha e Estados Unidos, mantendo também atividade no mercado nacional.

O modelo de trabalho assenta no desenvolvimento de coleções a partir das fichas técnicas fornecidas pelos clientes e marcas, que depois proporcionam as encomendas para produção. “Isso significa que, de seis em seis meses, voltamos à estaca zero com o desenvolvimento de novas coleções, com fios diferentes, novas cores, o que é desafiante”, explica João Ramiro Almeida.

A Ramiro Almeida & Filhos dispõe de uma capacidade produtiva anual de cerca de 50 mil unidades, abrangendo camisolas, casacos, capas, gorros e outros, para adulto, criança e bebé. “Felizmente, as encomendas recebidas têm mantido a nossa capacidade de produção perto do seu limite. Por causa disso temos previstos novos investimentos que permitirão alargar esta capacidade.”, acrescenta.

Entre os investimentos recentes destaca-se a renovação de equipamentos de tecelagem e confeção. Contribuíram para o aumento da produtividade através do incremento da eficiência e qualidade na produção. Salienta-se também a instalação de painéis solares, há cerca de 5 anos, que permitiu reduzir em cerca de dois terços a fatura energética. “Foi um investimento importante em sustentabilidade, do qual conseguimos beneficiar, antecipando o acréscimo significativo posterior do custo da energia”, sublinha.

Fundada em 1964, a empresa mantém uma estrutura familiar e encontra-se atualmente na segunda geração, com os irmãos João Ramiro Almeida e Nuno Manuel Almeida à frente da gestão. A consolidação de resultados e o crescimento sustentado têm sido alcançados através de uma atitude de proximidade com os clientes, preços e prazos de entrega competitivos e um forte compromisso com a qualidade.

Partilhar