24 outubro 24
Economia

Bebiana Rocha

Questionário da Euratex prevê estabilidade para o próximo semestre

A EURATEX partilhou com os seus associados o resultado do seu questionário de setembro, onde sobressai a expectativa dos negócios se manterem estáveis no próximo semestre, que compreende o período de outubro a março de 2025.

Apesar da indicação ser positiva, quase metade dos inquiridos não planeia realizar novos investimentos nesse semestre. O resumo da Confederação dá ainda nota da preocupação da fileira com a digitalização e aponta já para a adoção de inteligência artificial e data management.

“Metade das empresas ouvidas investe entre 1-5% do seu lucro e 44% investiu menos de 1% em tecnologias digitais no último ano”, lê-se. “60% das empresas planeia adotar tecnologias digitais no próximo ano”.

A recolha serviu também para identificar um aumento na produtividade. 47% das empresas diz ter verificado um aumento na produtividade graças à adoção das tecnologias digitais.

Em termos de universo de resposta, a Euratex registou perto de 400 respostas ao survey, na sua maioria da Alemanha, logo seguida de Portugal. “O resultado não é representativo, mas dá uma ideia dos desafios atuais”, escreveu em nota enviada à ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, uma vez que reflete sobretudo a visão das empresas têxteis (56%).

Enquadre-se que os resultados do segundo trimestre de 2024 publicados este mês, mostram desempenhos “dececionantes”, continuando a verificar-se um contexto de alta incerteza.

“A produção e a faturação europeias caíram na maioria dos subsetores. Apenas a atividade do vestuário mostrou um sinal, muito pequeno, de mudança positiva”, resumiu a EURATEX no site, completando com o défice comercial da UE, que se deteriorou dado o aumento nas importações de países terceiros e um decréscimo nas exportações. O relatório na integra está acessível a associados da ATP, mediante pedido por email para lucia.babo@atp.pt

Partilhar