Bebiana Rocha
Terminou ontem a ação de comunicação da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal na Expo 2025 Osaka. Durante quatro dias, a instalação “TEXTILE LIVE – Draping with Sustainable Materials” transformou o Pavilhão de Portugal num verdadeiro palco ao vivo de moda sustentável, inovação e partilha criativa.
Com curadoria de Paulo Gomes e a colaboração de 15 jovens designers japoneses e um português, a iniciativa contou com duas sessões diárias de draping ao vivo, que exploraram a relação íntima entre a matéria-prima e o corpo. Foram utilizados tecidos sustentáveis de cinco empresas portuguesas, incluindo materiais em lã e linho, fibras recicladas, acabamentos à base de algas e corantes naturais.
A ação procurou estabelecer uma ponte entre tradição e inovação, tanto nos materiais como nos processos, promovendo o conhecimento daquilo que Portugal tem para oferecer em termos de sustentabilidade e criatividade têxtil. Participaram três escolas de renome, convidadas a colaborar na ação, o que reforçou uma dinâmica única de aprendizagem conjunta, intercâmbio cultural e partilha de visões.
Destacou-se a vontade de trazer materiais, contar histórias, e mostrar aos japoneses – e ao mundo – que existem soluções diferentes e inovadoras, com forte identidade portuguesa. Cada peça, cada tecido e cada momento do draping carregou consigo um storytelling próprio, revelando o potencial do design colaborativo e consciente.
A presença da ATP integrou ainda uma componente fotográfica com modelos portuguesas dos anos 90, a exposição das Marias Paperdolls, da artista plástica Cláudia Oliveira, a exibição de um vídeo sobre os bastidores das empresas participantes e uma instalação artística com desperdícios da Burel Factory, que destacou o potencial criativo e circular da lã portuguesa. Além do apoio da Mind e da Aquitex, há que referir ainda que os bustos foram cedidos pela empresa japonesa Saiunion Co.
A Expo 2025 Osaka, visitada por pessoas de todo o mundo, representou uma oportunidade estratégica de projeção não só para o mercado japonês, mas a nível global, reforçando a visibilidade internacional da fileira têxtil e vestuário nacional e a sua aposta na sustentabilidade como valor diferenciador. O vídeo de resumo da AICEP pode ser visto aqui.