22 outubro 25
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Quando a Live Textile Installation da ATP deu vida ao têxtil português em Osaka

A Expo 2025 Osaka terminou na passada semana, após seis meses de intensa atividade e intercâmbio cultural. O Pavilhão de Portugal recebeu mais de 2,3 milhões de visitantes e conquistou três prémios internacionais, incluindo o de Melhor Tema da Expo com “Oceano, Diálogo Azul”.

A participação portuguesa, organizada pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, envolveu mais de 500 entidades nacionais, entre as quais a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que marcou presença com a instalação artística “Live Textile Installation”, concebida e coordenada com o apoio de Paulo Gomes.

Durante quatro dias foi promovida uma experiência imersiva que celebrou o diálogo entre natureza, criatividade e inovação, reunindo têxteis nacionais sustentáveis das empresas Albano Morgado, Burel Factory, LEMAR, Positive Materials e Trimalhas. O projeto contou ainda com a participação de 16 jovens designers de moda japoneses e um português, num exercício colaborativo de experimentação e draping ao vivo.

“Tivemos três escolas de moda connosco, o que criou uma dinâmica e networking muito ricos. Os jovens e os professores locais envolveram-se bastante, criando um diálogo muito interessante”, destacou Paulo Gomes ao T Jornal.

Durante a semana em que decorreu a Live Textile Installation, a AICEP divulgou uma entrevista exclusiva, que incluía excertos dos momentos de criação ao vivo e narração de Paulo Gomes. A publicação ultrapassou as 4.700 visualizações, revelando o entusiasmo e o impacto gerado em torno da iniciativa da ATP.

Para Madalena Oliveira da Silva, presidente da AICEP, a presença portuguesa na Expo Osaka deixa “um legado muito importante”, traduzido nas relações criadas, nas oportunidades de negócio geradas e numa notoriedade reforçada de Portugal no Japão.

“A participação de Portugal na Expo 2025 Osaka foi uma oportunidade estratégica de afirmação do país no mundo – uma afirmação económica, de projeção de competências e de fortalecimento da marca Portugal. Esta exposição foi uma montra privilegiada para mostrar o que de melhor se faz no país e o talento que caracteriza o nosso tecido empresarial”, afirmou, acrescentando: “Portugal transmitiu ao mundo que é um país com visão, talento e capacidade para competir nos mercados mais exigentes.”

Expo Osaka 2025 ATP 960 2

Partilhar