14 Setembro 21
Consumo

T

Qual a importância do uso de batas e uniformes em ambientes escolares?

Estima-se que em Portugal, cerca de uma centena de escolas e colégios privados tenham adotado o uniforme escolar. Tal facto, é uma tendência em ascensão justificada por diversos fatores, entre os quais o de que “Um uniforme não é apenas para vestir. É, sobretudo, uma forma de inventar a comunicação e de conferir um sentimento de identificação”, afirma a Dauti, empresa de referência nacional, fundada em 1999, onde poderá comprar batas escolares online.

Mas para perceber melhor a sua importância temos de voltar atrás no tempo…
Apesar de já nos primórdios da humanidade, sentirmos a necessidade de nos diferenciarmos através da forma como nos vestíamos, é no século XIX que assistimos à difusão do uniforme, quando o exército começa a padronizar as suas vestimentas.  Mais tarde, por volta de 1890, verificamos a adoção do uso de batas e uniformes em ambientes escolares, sendo que a primeira escola conhecida a adotar o uniforme foi a Escola Normal – um tipo de escola existente em diversos países que formava professores. Quando foram criados, um dos seus objetivos era representar a tradição da escola, com o seu símbolo e cores. Diferenciando a instituição de ensino, mas permitindo que os alunos se parecessem entre si, os uniformes escolares tornam-se um símbolo de igualdade, pertença e inclusão. Ao vestirem o fardamento os alunos de veriam ter um comportamento exemplar e representar de forma zelosa o estabelecimento de ensino ao qual pertenciam.

Vejamos então os seus benefícios!

Escola 1

Para algumas pessoas vestir a mesma roupa todos os dias pode ser um problema, mas como poderá verificar de seguida, tem inúmeras vantagens.

Sustentabilidade

Ao usar uniformes escolares, estamos a evitar o uso e desgaste de roupas normais o que por si só é uma economia quer financeira como ambiental. Não tendo de comprar roupa para ir à escola, nem tendo de escolher o que vestir pela manhã é também  uma poupança de tempo e quem não quer uns minutos extra pela manhã para poder  tomar o pequeno-almoço descansado sem chegar tarde à escola?

“Todos diferentes, todos iguais” – as batas e uniformes escolares também ajudam a educar contra o preconceito.

Possivelmente, dos benefícios mais importantes já aqui mencionados é a igualdade.  Quando todos os alunos se vestem da mesma forma não há discriminação, muito pelo contrário os uniformes são um símbolo de inclusão. Com uniforme não existem classes, raças e estatutos sociais, e o facto de não se poderem evidenciar diferenças através da roupa é benéfico, pois evita complexos de inferioridade e superioridade.

Segurança e identificação

O uniforme é uma boa forma de identificação do aluno e da instituição de ensino, constituindo uma segurança no que diz respeito ao ambiente escolar e possíveis infiltrações de pessoas estranhas ao ambiente. Por se vestirem todos de igual, os alunos que usam uniforme escolar são mais facilmente identificados por terceiros e até por professores, fora do ambiente escolar como é o caso de visitas de estudo.

Pertença

Além da igualdade, segurança e identificação, o uso de uniforme escolar garante um sentimento de pertença. Este sentimento está normalmente associado à melhoria da autoestima. Quando os alunos se sentem parte de um grupo, aumentam os seus níveis de conforto e segurança, levando-os a melhores resultados escolares e potencializando os seus futuros profissionais.

Foco na aprendizagem

Há quem defenda que o uso de uniforme escolar incita as crianças e jovens a levarem o colégio mais a sério, ajuda a manter a disciplina e a respeitar as regras. Uma vez que todos estão vestidos da mesma forma, a roupa que cada um usa não é motivo de distração, restando mais tempo para se focarem no que realmente importa – a aprendizagem.

Partilhar