17 janeiro 22
Técnicas

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Quais os métodos mais usados na personalização de merchandising têxtil?

O grande objetivo do marketing é levar os consumidores a, como é usual dizer-se, vestir a camisola das marcas ou empresas que se fazem anunciar. Isto pode acontecer de diversos modos, seja através de spots publicitários, de promoções ou, mais literalmente, via merchandising têxtil, como aquele que a Gift Campaign, loja 100% online especializada em camisolas personalizadas, oferece.

Numa ou em outra altura da nossa vida, já todos utilizamos t-shirts da nossa banda de música, clube de futebol ou partido politico preferido. Apesar de isto já não ser tão comum no caso de marcas ou empresas, ninguém esquece uma recente campanha do LIDL que levou milhares de pessoas a vestirem-se, quase por completo, com peças de roupa e calçado alusivo à marca.

Isto, como se pode perceber, é merchandising têxtil e apresenta resultados extremamente positivos para as organizações que o levam a cabo, como é notório sempre que alguém “veste a camisola” de uma marca, mas saberá, contudo, quais são os métodos mais usados na personalização deste tipo de merchandising?

Métodos mais usados na personalização de merchandising têxtil

A resposta segue nos parágrafos seguintes.

Impressão Direta

Quando o objetivo de uma dada organização é produzir quantidades limitadas de camisolas que requerem reprodução fotográfica de ilustrações e imagens, o método mais utilizado é a impressão direta.

Sem o recurso a peliculas plásticas, limites mínimos de produção cores, esta forma inovadora de transportar para os artigos têxteis a mensagem de uma marca assemelha-se a uma enorme “impressora” que imprime diretamente em t-shirts ou em qualquer outro artigo têxtil.

Para além de tudo isto, as camisolas personalizadas através de impressão direta não perdem qualidade com as lavagens, o que significa que o merchandising têxtil da sua marca se manterá atual por mais tempo levando a uma diminuição de custos.

Serigrafia

Ainda que a impressão direta esteja a conquistar terreno no universo do merchandising têxtil, o método mais utilizado continua a ser a estampagem em serigrafia. Apesar de as peças apresentarem uma excelente qualidade e durabilidade, a estampagem por serigrafia apresenta algumas desvantagens.

Entre elas encontra-se a cobrança por cor como por tamanho, isto é, quanto maior e mais cores tiver a estampagem, mais caro fica e não possibilidade de se fazerem sombras e degrades.

A estas desvantagens soma-se ainda as quantidades mínimas muito elevadas, normalmente entre 30 e 50 unidades, para determinados tipos de campanhas de marketing.

Ainda que, como vimos, apresente algumas limitações, a estampagem por serigrafia continua a ser uma boa opção para trabalhos de médias e altas quantidades que exijam a utilização de poucas cores.

Quadricromia (seleção de cores)

Opção mais indicada para encomendas a partir de 50 unidades em que a imagem tem sombras e degradés, a quadricromia é, na prática, uma variante da serigrafia que tem como objetivo realizar impressões semelhantes àquelas que a impressão direta digital proporciona, mas com maior durabilidade.

Assim, temos que a impressão direta é normalmente aconselhada para baixas quantidades, enquanto a quadricromia (seleção de cores) seja a mais indicada um maior volume de camisolas.

A seleção de cores é feita através das mesmas máquinas que fazem a serigrafia e apresenta exatamente a mesma qualidade das anteriores, mas através de técnicas pioneiras, conseguimos reproduzir imagens com dezenas de tons com excelente qualidade.

Flex

Quando uma marca quer o seu merchandising têxtil “para ontem” e a preocupação com a qualidade da imagem não é um fator muito importante, o método de impressão indicado é o flex.

Em termos técnicos, o flex trata-se de um método de personalização onde são usadas películas de transferência também conhecidas como transferes. Depois de recortados, são aplicados via termo-transferência em todo tipo de tecidos.

Estes transferes são películas de pvc com adesivo ativado por calor e fixado por pressão, também chamados de “transferes de corte” pois são cortados em plotters e posteriormente aplicados, podem ser de uma só cor, com texturas (perfurado, flock aveludado, reticular, cristal) ou de efeitos especiais (metalizados, luminescentes, fluorescentes).

Em termos mais simples, o flex é uma pelicula transparente em que, através de uma impressora eco-solvente de alta qualidade, é impressa uma imagem.

Posteriormente, esta imagem é recortada através de um plotter, plotter este que descobre linhas da imagem e efetua o recorte das mesmas para que não fique com um retângulo. Por fim, as imagens são aplicadas nas t-shirts (ou outras peças) a quente, através de uma prensa.

Por norma, o flex, taxado pelo tamanho da estampagem, é utilizado em merchandising têxtil que exijam a utilização de muitas cores ou se queira tiragens pequenas.

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