Bebiana Rocha
Com o objetivo de antecipar as necessidades do setor têxtil e vestuário em matéria de qualificação e formação, o consórcio do projeto Metaskills4TCLS, do qual a ATP e o CITEVE fazem parte, tem a decorrer um questionário sobre as competências do futuro.
“Um dos principais objetivos do projeto é desenvolver uma metodologia única para identificar os conhecimentos e competências necessários nos setores têxtil, vestuário, couro e calçado. Em 2024, concluímos a primeira fase; pretendemos agora atualizar as nossas conclusões através desta investigação”, lê-se na nota introdutória do questionário.
“As respostas que recebemos até ao momento são bastante animadoras, quer em número, quer em qualidade”, acrescenta a equipa ao T Jornal, pedindo o contributo de mais empresas para alcançar a meta das 250 respostas e, assim, obter resultados mais representativos.
Skills Intelligence for Forecasting and Monitoring TCLF Emerging Skills Needs é o nome do relatório já disponibilizado, que pode ser consultado aqui. Esta é a última call da iniciativa — a submissão de respostas termina hoje, ao final do dia.
A participação das empresas é essencial para construir uma base sólida de conhecimento que permita alinhar a formação profissional com as exigências reais do mercado. Esta é uma oportunidade única de influenciar diretamente as políticas de capacitação e os futuros programas formativos do setor.