Bebiana Rocha
A feira Première Vision Paris abriu esta manhã as suas portas, o ambiente esteve composto, com os comerciais ocupados. Portugal marca presença com um grupo de empresas que expõem no certame no âmbito do projeto Sustainable Textile & Apparel From Portugal, promovido pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
Na área Fabrics, estão presentes as empresas 6 Dias Têxteis, A. Sampaio & Filhos, Albano Morgado, Brito Knitting, Lemar, Magma Têxtil, NGS Malhas, Sidónios Knitwear e Troficolor Denim Makers. Já na área Smart Creation, e em estreia absoluta, encontra-se a Circlo EcoDesign & Circularity, enquanto na área Leather a novidade é a presença da Cosmiknit, igualmente pela primeira vez em Paris.
Entre os expositores nacionais, várias empresas partilham as suas novidades para esta edição.
A Brito Knitting apresenta a nova coleção AGILE, onde trabalha “com uma vasta gama de fibras orgânicas, como a lã merino, fibras renováveis, como o cânhamo, e fibras recicladas — tanto pré como pós-consumo — para criar tecidos de malha circulares que equilibram conforto, durabilidade e responsabilidade ambiental”.
Com estruturas preparadas para o inverno, como “American fleece, interlocks dupla face e felpos”, a empresa oferece soluções versáteis que respondem às necessidades das marcas contemporâneas. “A nova coleção AGILE reflete a nossa visão de agilidade no design e na sustentabilidade. Introduz novos desenvolvimentos em malhas circulares, com maior foco na textura, sobreposição e movimento”, sublinha a empresa.
A NGS Malhas destaca o lançamento da técnica exclusiva Softwool, um acabamento inovador que “melhora as qualidades naturais da lã, conferindo-lhe um toque excecionalmente macio e fresco”. Esta inovação permite que a lã “desempenhe além das expectativas, tornando-a adequada tanto para aplicações de luxo como para propostas orientadas para a performance”. A empresa reforça ainda o uso de matérias-primas premium como seda, caxemira e algodão Supima.
A Circlo EcoDesign & Circularity, que se estreia em Paris, está a apresentar as suas malhas recicladas. A empresa resume a manhã ao T Jornal: “Tivemos algumas visitas, muitas pessoas curiosas com quem somos, o que oferecemos, marcas e outros produtores também. A ideia de virmos com a Circlo pela primeira vez à Première é mostrar às pessoas que nós existimos, que nestes quatro anos de existência fizemos algumas coisas e que estamos cá para ficar e trazer ainda mais novidades, sempre com o objetivo de responder ao problema global que se vive.”
A Albano Morgado anuncia, por sua vez, que passa a disponibilizar tecidos certificados com o selo RWS – Responsible Wool Standard, reforçando “o compromisso com a sustentabilidade e a produção ética”. A empresa afirma ainda distinguir-se “pela produção de tecidos de lã de elevada qualidade” e recorda que, como empresa vertical, controla “todo o processo produtivo, assegurando um rigoroso controlo de qualidade e grande flexibilidade”.
Já a A. Sampaio & Filhos leva a Paris a sua nova coleção Outono/Inverno, nascida do conceito “local como raiz e global como horizonte” e organizada em Cápsulas — grupos de tecidos com um propósito e significado comum.
“Mais do que uma coleção, representa uma filosofia de desenhar e produzir tecidos com alma, intenção e propósito, construída através da colaboração autêntica entre design, know-how, ética e sustentabilidade”, explica a empresa.
“Cada estrutura, matéria-prima e cor reflete décadas de conhecimento têxtil acumulado, onde inovação e tradição coexistem de forma significativa. O resultado são tecidos desenhados para durar, que falam com beleza, autenticidade e verdade, ao mesmo tempo que procuram impactar positivamente o ambiente e o futuro.”
Fazem parte da lista completa de expositores portugueses: A Castro & Filhos, Addvance Studio, Atlanta Steps, Boltflex, Casa da Malha, Cordeiro & Campos, Dias Ruivo, Elmate – Malhas e Confecções, Eyand, Fábrica de Tecidos Vilarinho, Fitecom, FLM Têxtil, Inducol, Indutan, Inovafil, J. Caetano & Filhos, Lima e Companhia, Lurdes Sampaio, Matias – Araújo, Montagut Industries – Orfama, Paulo de Oliveira, Penteadora, Positive Materials, R. Lobo Empresa de Confeções, Siena, Soeiro, Somani, Texser – Textil de Serzedelo, TMG Textiles, TMR Fashion Clothing, Trimalhas, Vilartex e Wat.