Bebiana Rocha
A época de feiras abre oficialmente esta semana. Nos Estados Unidos, a procura por rastreabilidade e fiabilidade ao longo de toda a cadeia de valor está a aumentar e os fornecedores capazes de oferecer soluções completas são cada vez mais valorizados. Portugal responde a esta exigência na Première Vision New York, que começou hoje.
A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projeto Sustainable Textile & Apparel From PORTUGAL está a acompanhar quatro empresas no Tribeca Roof Top 360: Balutextil, Barbosa & Cardoso, Consifex e Magma Têxtil.
Esta edição distingue-se por uma maior integração vertical, assumindo-se como uma oportunidade estratégica para os expositores portugueses apresentarem propostas alinhadas com as necessidades em evolução do mercado americano.
O quarteto de empresas nacionais está preparado para responder à crescente procura por rapidez de colocação no mercado e consistência na qualidade do produto, ao mesmo tempo que antecipa tendências de cor e materiais para a Primavera/Verão 2027. Esta presença reforça a capacidade de Portugal em oferecer soluções completas, fiáveis e orientadas pelas tendências aos compradores internacionais.
A Balutextil vai apresentar estes dois dias novos desenvolvimentos em tecidos e malhas, bem como técnicas de construção de vestuário mais refinadas, pensadas para apoiar marcas premium e contemporâneas que procuram parceiros europeus de fábrico fiáveis e ágeis.
“Iremos também apresentar um vestido artesanalmente embelezado, desenvolvido a partir de materiais excedentes, inteiramente produzido com técnicas manuais e que envolveu mais de 100 horas de trabalho – uma peça que reflete o nosso compromisso com o artesanato, a criatividade e a utilização responsável dos recursos”, partilha Renato Barros, da administração, em declarações ao T Jornal.
Como pontos fortes da sua oferta a empresa aponta a sua abordagem “totalmente integrada ao desenvolvimento e à produção”, que combina malhas e tecidos de elevada qualidade com um forte know-how técnico.
“Gostamos de trabalhar de forma próxima com os nossos clientes, aliando prazos de entrega rápidos e quantidades flexíveis a um foco constante na qualidade, na sustentabilidade e no desenvolvimento de novas ideias e soluções. Esta colaboração próxima permite-nos garantir consistência, flexibilidade e um verdadeiro valor acrescentado para os nossos parceiros”, completa.
No ano de 2026 a Balutextil continuará a reforçar as suas parcerias de longo prazo nos mercados internacionais, em particular na América do Norte, Europa, Médio Oriente e Austrália. Ao mesmo tempo, avança investimentos na inovação de produto, em soluções sustentáveis e implementação de processos mais eficientes ligados ao desenvolvimento da produção e criação de valor real para as coleções dos clientes.