26 de setembro 24
Feiras

T

Projeto Resotex organiza feira em Cáceres

O consórcio do projeto Resotex, do qual a ATP faz parte, está a organizar uma Feira Transfronteiriça de Moda Sustentável e Reciclagem de Têxteis. Acontece dias 4 a 6 de outubro em Cáceres e a empresa portuguesa J Gomes já confirmou a sua presença.

O evento pretende reunir empresários, designers, artesãos, artistas e especialistas do sector têxtil de Portugal e Espanha com o objetivo de alavancar a sustentabilidade nas fileiras dos dois países.

O espaço estará organizado em diferentes áreas: expositiva, encontros e workshops, formação e emprego são apenas alguns exemplos. Estão também anunciados no site exposições artísticas, desfiles de moda, jornadas técnicas sobre matérias-primas sustentáveis, um espaço museu e outro de comércio.

O projeto RESOTEX – Repensar o setor têxtil e a moda sustentável tem como objetivo promover o desenvolvimento económico sustentável da indústria têxtil e vestuário nas regiões transfronteiriças da Extremadura, em Espanha, e Centro e Norte de Portugal. Focado na economia circular, o projeto procura transformar as empresas existentes, promovendo a sua adaptação a práticas mais sustentáveis e competitivas, enquanto incentiva a criação de novas iniciativas empresariais em todos os elos da cadeia de valor. Esta transformação baseia-se em ações como o diagnóstico do setor, a investigação de materiais sustentáveis, a formação em ecodesign e a criação de centros de apoio à produção sustentável.

As atividades do RESOTEX incluem ainda a promoção do empreendedorismo com formação e tutoria para empresas e empreendedores, a sensibilização para a economia circular através de campanhas e eventos, e a dinamização das empresas que gerem resíduos têxteis. O projeto visa não apenas fortalecer a competitividade e resiliência do setor, mas também fomentar a cooperação transfronteiriça e o uso de recursos endógenos locais, alinhando-se com os objetivos europeus de sustentabilidade, inovação e digitalização.

Partilhar