08 maio 24
Descarbonização

Bebiana Rocha

Projeto RDC@ITV faz ponto da situação

O projeto Roteiro para a Descarbonização da Indústria Têxtil e do Vestuário já conta com um ano de execução, tendo sido marcado o momento com um vídeo de balanço do trabalho até aqui desenvolvido, com declarações das três entidades do consórcio. Ana Dinis enquanto diretora-geral da ATP, Joana Campos Silva falou pela ANIVEC, e Luís Ramos em representação do Centro Tecnológico.

Fazer uma caracterização do sector e apurar a pegada real da indústria têxtil e do vestuário ocuparam o grosso desta fase inicial do projeto. “O primeiro ano de projeto permitiu três coisas: primeiro perceber a magnitude das emissões de gases com efeito de estufa, a sua evolução e distribuição pelos subsetores; segundo perceber os principais vetores de descarbonização e que ferramentas estão ao dispor das empresas e perceber que há um grande interesse nestas temáticas”, resume Luís Ramos, tecnology and engineering no CITEVE.

“Neste momento estamos a tentar perceber o que vai ser o sector nos próximos anos, em 2050”, diz Ana Dinis, da Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal, nomeadamente em termos de dimensão do sector, divisão por atividades.

Partilhar