Bebiana Rocha
A APED lançou, em abril, um projeto-piloto de Gestão Têxtil Circular nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, com o objetivo de testar soluções para a recolha e valorização de resíduos têxteis. A iniciativa envolve as superfícies comerciais Auchan, Continente, Decathlon e El Corte Inglés e pretende recolher 15 toneladas de têxteis usados.
O projeto consiste na instalação de contentores para recolha de têxteis usados em 10 pontos definidos com o apoio da Veolia. A fase de recolha em loja decorre até junho e é acompanhada por uma campanha de sensibilização dos consumidores.
Nos contentores podem ser depositadas roupas em qualquer estado, calçado, têxteis-lar e outros acessórios têxteis. Até ao momento, já foram recolhidas 1,386 toneladas.
Após a recolha, os materiais serão encaminhados de acordo com o seu estado e potencial de valorização para os parceiros de triagem LIPOR e INSeRTEGA.
“Este projeto é uma oportunidade para testar modelos operacionais, compreender fluxos reais de resíduos têxteis, avaliar impactos logísticos e conhecer a experiência do consumidor”, refere a organização no site da iniciativa.
Com a duração de um ano, o projeto deverá permitir à APED gerar conhecimento técnico, avaliar modelos de recolha e triagem em contexto real, compreender melhor o comportamento dos consumidores e contribuir para a criação de um sistema integrado de gestão de têxteis em Portugal.