03 fevereiro 26
Feiras

Bebiana Rocha

Primeiro dia da Première Vision: procura por malhas portuguesas em alta

A abertura da Première Vision Paris foi particularmente movimentada esta terça-feira na área das malhas. O T Jornal contactou, na manhã de hoje, alguns dos expositores presentes no âmbito do projeto Sustainable Textile & Apparel From Portugal, promovido pela ATP.

A 6Dias Têxteis reportou uma manhã intensa. Patrícia Dias, do departamento comercial, afirmou não ter parado. “Está a ser uma edição melhor do que as anteriores, com bastantes clientes. Mantemos a coleção apresentada nas feiras do início do ano e os pedidos centram-se sobretudo em produtos com fibras naturais – linho, Tencel, viscose, algodão e sedas – bem como no ecodenim, enquanto opção mais sustentável. Uns preferem estampados, outros lisos. Temos um pouco de tudo”, descreve.

6Dias premiere vision paris

A empresa considera que a escolha de Portugal como território de know-how representa uma vantagem clara em termos de visibilidade do made in Portugal no certame, reconhecendo, ainda assim, que a localização, próxima das entradas, também contribuiu para uma maior identificação por parte dos visitantes.

Opinião semelhante partilha a Sidónios Malhas. Alexandre Silva, da administração, confirma ao T Jornal um maior interesse logo nas primeiras horas do evento. “É o mercado a mexer. É um bom sinal, mostra que os clientes estão à procura de novidades”, afirma, entre reuniões. A empresa apresenta um amplo leque de propostas, com especial enfoque no segmento do desporto e activewear, com malhas leves e de toque sedoso.

Ricardo Silva, presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, realizou esta manhã uma visita aos expositores nacionais. Em balanço ao T Jornal, destaca que “as empresas estão alinhadas. De uma forma geral, a área das malhas está mais movimentada e a feira parece mais condensada. Passa uma boa energia”, elogiando ainda a aposta da Première Vision na valorização do savoir-faire português. As visitas irão prosseguir ao longo do dia, com o objetivo de recolher o feedback de todos os participantes.

Até ao dia 5 de fevereiro, apresentam as suas coleções na área Fabrics, no âmbito do projeto da ATP, as empresas: 6Dias Têxteis, A. Sampaio & Filhos, Albano Morgado, Barbosa & Cardoso, Bloomati, Fábrica de Tecidos Vilarinho, Familitex, LEMAR, XFabrics, NGS Malhas, Sidónios Malhas, Troficolor Denim Makers e Vilartex.
Na área Leather participa a Cosmiknit, enquanto em Manufacturing marcam presença Calvi, J. Caetano & Filhas e Consifex.

Outras empresas portuguesas presentes na Première Vision Paris incluem: Addvance Studio / Essence Studio, Bolflex, Dias Ruivo, Exporsola, Inducol/Indutan, MTV Belts, Anjos e Lourenço, António Manuel de Sousa, Barcelbordados, Cordeiro e Campos, WAT, Dicasi Brands, Empresa Têxtil Nortenha, Fatilino, FLM, Irmãos Rodrigues, Jobarros, Ritedu, Siena, Somani, TMR, Casa da Malha, Crispim Abreu, Fitecom, Lurdes Sampaio, Matias & Araújo, Paulo de Oliveira, Penteadora, Somelos, Texser, TMG Textiles, Trimalhas, Inovafil, Acatel, Positive Materials e Maximo International.

Partilhar