Bebiana Rocha
Ricardo Arroja, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), afirma estar a trabalhar “para identificar oportunidades de negócio internacionais” mas que o trabalho também é das empresas de apresentarem produtos com qualidade e inovação, “fatores críticos para atrair e fidelizar clientes num mercado global cada vez mais competitivo”.
Em entrevista ao COMPETE2030 o dirigente partilhou que a estratégia da AICEP passa por “incentivar a produção e a exportação de bens de valor acrescentado, com incorporação de tecnologia moderna, com base em recursos humanos bem qualificados”.
Assim como em fomentar um papel ativo das empresas no que diz respeito à criação e promoção da propriedade intelectual. Na sua intervenção, Ricardo Arroja abordou ainda os desafios atuais e a experiência da AICEP em contribuir para o aumento da visibilidade dos produtos nacionais, nomeadamente através da organização de “feiras, seminários e exposições internacionais, campanhas promocionais e programas de visitas de importadores a fornecedores portugueses”.
Por último referência a importância dos apoios Portugal2030 e Compete2030, chamando à atenção para a existência de outros instrumentos de incentivo ao investimento, nomeadamente de IDE (Investimento direto estrageiro). A entrevista na integra pode ser encontrada aqui.