Mariana D'Orey
Depois de uma edição mais nebulosa em julho do ano passado, a Première Vision Paris voltou a brilhar para a forte comitiva ‘From Portugal’ que marca presença até esta quinta-feira em mais uma edição do reputado certame parisiense. Um périplo por algumas das empresas presentes permite concluir-se que o ambiente está muito agitado em termos de contactos e de negócios, o que permite criar boas perspetivas para o balanço do evento.
Peso pesado da indústria têxtil portuguesa é com entusiasmo que a Somelos assiste a uma edição “à moda antiga” da PV Paris: “muito movimento, corredores cheios, compradores de qualidade e um ambiente muito positivo”, assim descreve Gabriela Melo, diretora de Criação & Design da empresa.
Sem querer eleger um produto estrela, até porque na Somelos “tudo é destaque”, Gabriela Melo destaca a forte afluência ao stand vivida no primeiro dia da feira, sobretudo de compradores europeus. “As pessoas estão muito animadas, é esperar que se mantenha assim até quinta-feira”, remata.
Sensação idêntica tem Hélder Rosendo, da TMG Textiles/GPSA, que depois de uma edição de alto sucesso da Milano Unica se mostra surpreendido com a qualidade da PV Paris. “Confesso que tive algum receio que os compradores não viessem com tanta afluência a Paris, mas enganei-me. Esta edição está a ser muito melhor que a edição homóloga e do que a edição de julho”, afirma, dando ainda nota da aposta da empresa numa coleção mais intemporal.
Com uma perceção mais genérica, uma vez que é muitas vezes um ponto de partida para a descoberta dos expositores portugueses presentes na feira, o iTechStyle Green Circle tem estado sempre com “casa cheia”. “Está a ser maravilhoso! O facto de termos alguns coordenados já com passaporte digital está a captar muita atenção”, conta Cristina Castro, relações públicas do CITEVE. “Há uma sensação geral muito positiva e sentimos também muito interesse em confecionar em Portugal o que é excelente para os expositores do manufacturing”, conclui satisfeita.
As empresas 6Dias Têxteis Internacionais, A. Sampaio & Filhos Texteis Sa, Acatel, Albano Morgado SA, Anbievolution, Anjos e Lourenço, Bordados Oliveira, Brito Knitting, Calvi, Carmafil, Casa da Malha, CFM-Conscious Fabric Makers, Crispim Abreu, Familitex, Filasa / Kroma, Fitecom, Happyprobability, J Caetano, Joaps – Malhas, Lemar, Lima & Companhia, LRT, Lunartex, Lurdes Sampaio, Magma Textil, Matias & Araújo SA, Modelmalhas, NGS Malhas, Positive Materials, Sidónios Knitwear, Spring, Texser | Textil De Serzedelo, TMG Textiles | GPSA, TMR, Trimalhas, Troficolor Denim Makers e Wonder Raw são as empresas da comitiva ‘From Portugal’. A elas se juntam as também portuguesas Adalberto Textile Solutions, Confetil, Inovafil, Paulo de Oliveira, Penteadora, Polopiqué, Riopele, Somelos Tecidos, Tearfil, Vilarinho, Vilartex e os fóruns de Tendências de Tecidos From Portugal e o iTechStyle Green Circle a participar em mais uma edição da Premiére Vision (PV) Paris a até quinta-feira em Paris.
A participação das PME portuguesas na PV Paris é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector têxtil. Esta feira está incluída no projeto From Portugal, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de internacionalização do Portugal 2030.