Bebiana Rocha
Refresh, Reset e Restore são os três temas principais da Première Vision para a temporada primavera-verão 2026. A reinvenção está na base da próxima edição da feira, como consequência da crescente onda de sustentabilidade. Na sua mais recente publicação a organização explora a revitalização do artesanato e chama as empresas a transformarem aquilo que já foi posto em movimento.
“O verão 26 incentiva-nos a aumentar a durabilidade dos tecidos pela via dos materiais, que devem ser mais resilientes e atemporais, assim como rastreáveis”, lê-se no site. Processos materiais e know-how tradicionais são também chamados a serem reexaminados e empregues. Esperam-se roupas multifuncionais, peças de tamanho único, assim como peças mais elásticas.
Em termos de tendências a Première Vision avança: efeitos de prega, perfuração de alta precisão, texturas expressivas, tecidos com propriedade de efeito cooling e capazes de transmitir um efeito de leveza dinâmica.
Sugere também para a estação peças respiráveis, em algodões extrafinos, acabamentos focos e branqueados, tons desbotados, lavagens com efeitos marmorizados, tecidos revestidos com reflexos prateados e ferrosos e na alfaiataria lã fina misturada com linho e cânhamo.