11 junho 25
Feiras

Bebiana Rocha

Première Vision antecipa tendências Outono-Inverno 26-27

A Première Vision revelou, na passada semana, as primeiras orientações para a estação Outono-Inverno 2026-2027. Tendo como base o tema Conexão, a organização estruturou as tendências em três grupos distintos: Novas Dinastias, Ego-Eco e Territórios de Expressão, com o objetivo de explorar novas formas de ligação — sejam pontes criativas, emocionais ou tecnológicas.

Novas Dinastias apresenta uma visão radical da elegância, que funde herança e futuro, segundo o artigo publicado no site oficial do evento. A inspiração vai desde o brutalismo e a estética escultórica, até a uma estética clínica, que remete ao universo médico, com prateados escovados e transparências estéreis.

Segue-se o grupo Ego-Eco, que, como o nome indica, está ligado aos desafios ambientais. De forma sintética, centra-se na proteção do corpo e do ambiente, seguindo uma abordagem suave e sensorial.

Por fim, Territórios de Expressão assinala um regresso à materialidade, ao gesto e à emoção. Este conceito valoriza o trabalho manual, defende a inteligência colaborativa, aposta em práticas circulares e promove o upcycling criativo. Os designs resultantes combinam técnicas de patchwork com híbridos visuais e materiais.

A publicação da Première Vision inclui também uma apresentação da paleta de cores, composta por 24 tons, organizados em seis grupos: escuros, choques eletropigmentares, neutros desaturados, tons frios inesperados, beges rosados e alaranjados e neutros sofisticados.

Outro destaque desta comunicação é a nova abordagem à informação de moda. A organização da feira anuncia um reforço do apoio aos profissionais e ao seu trabalho de pesquisa. Para isso, a Première Vision está a redesenhar os seus espaços de inspiração – incluindo uma área prospetiva, cinco áreas temáticas e uma plataforma de talks – que passarão a integrar análises sazonais, tendências de cor, sustentabilidade, desporto, denim, entre outros temas relevantes.

Partilhar