24 setembro 21
Feiras

T

Première Vision 200% acima das expectativas lusas

É a referência para o setor a nível global e não podia ter corrido melhor para a mais de meia centena de têxteis portuguesas presentes. “Ficámos 200% acima da expectativa inicial e o negócio está verdadeiramente a retomar”, regozija-se o presidente da ATP, Mário Jorge Machado.

Terminados os três dias da impressiva presença das têxteis portuguesas em Paris, o balanço deixa plenamente satisfeitas as empresas nacionais e funciona até como uma injeção de confiança para o futuro próximo, depois das dificuldades do último ano. “As empresas portuguesas tiveram mais visitantes do que em 2019 e o sentimento da feira é de que o negócio está verdadeiramente a retomar”, conclui o presidente da ATP, citado pelo Expresso.

Mário Jorge Machado diz mesmo que “se tivesse de dar um número para avaliar o resultado desta feira seria uma percentagem. Ficámos 200% acima da expetativa inicial”, acrescentando “a convicção reforçada de que os negócios estão a continuar e há novas oportunidades pela frente”.

Numa altura em que as exportações superam já os números de 2019 e nasce até a esperança na possibilidade de ser atingido um novo recorde de vendas ao exterior no fecho das contas do ano, o representante do sector dá ainda conta ao Expresso desse ambiente de clara retoma que as empresas portuguesas sentiram na feira de Paris.

“Nota-se muito claramente a retoma de contactos e pedidos de informação de potenciais clientes que estavam a produzir na Ásia e, devido aos problemas crescentes de transporte, subida de custos incluída, querem trazer as encomendas de novo para a Europa e para Portugal em especial, onde continuamos a ter um verdadeiro cluster têxtil e um posicionamento cada vez mais voltado para a sustentabilidade”, sublinhou.

Uma convicção que foi partilhada pelo secretário e Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, após a visita pelos standes portugueses. “Os empresários têm-me dito que acreditam que este ano será melhor que 2019 e para nós esse é um dado muito importante”, disse o governante, seguro de que “Portugal é um país competitivo dentro e fora da Europa” e que “o caminho que está ser trilhado pelas empresas portuguesas, com foco na sustentabilidade e produtos de valor acrescentado”, está claramente a dar frutos.

Também em visita de apoio à representação têxtil em Paris, o Secretário de Estado Adjunto e da Economia frisou que “o facto de estarem aqui tantas empresas portuguesas é prova da sua enorme capacidade de resistência e da sua flexibilidade em rapidamente se adaptarem às tendências de evolução do mercado”. João Correia Neves deixou também garantias de que o Governo está a fazer todos os esforços para limitar o aumento do preço da energia.

Partilhar