21 julho 21
Indústria

T

Preço da eletricidade atinge os valores mais altos de sempre

O preço da electricidade atingiu esta terça-feira o valor mais elevado de sempre, o que representa um sério problema para a indústria têxtil que há muito reclama atuação do Governo. Esta é uma matéria que tem mantido o setor numa situação de alarme e levou já o presidente da ATP a pedir urgência nas medidas para conter o aumento galopante dos custos da energia.

O jornal Dinheiro Vivo noticia esta quarta-feira que “o preço da eletricidade no mercado grossista ultrapassou, pela primeira vez desde que há registo os 100 euros por megawatt hora”, tendo no mercado ibérico atingido nesta terça-feira, os 106,57 euros por megawatt hora, batendo o máximo histórico do dia anterior, que fora já de 101,8 euros.

Está é uma questão que há muito atormenta as empresas e empresários do setor têxtil, que se queixam dum fator extra de concorrência que deixa a ITV nacional em clara desvantagem face às suas diretas concorrentes.

No recente Simpósio da Indústria Têxtil, o presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, Mário Jorge Machado, tinha já clamado que “o custo da energia deixa a ITV em situação de alarme”, tendo no seu discurso sobre o Estado da Nação Têxtil, interpelado o Ministro de Estado e da Economia, em tom de aviso ao Governo. “É urgente que atenda à questão dos custos da energia”, avisou então o presidente da ATP.

Segundo a notícia de hoje do Dinheiro Vivo, a Associação de Comercializadores de Energia no Mercado Liberalizado admite que a tendência se irá “agravar mais ainda” nos próximos tempos e que o custo da componente energética da fatura “aumente exponencialmente durante este período de transição energética”.

Partilhar