Bebiana Rocha
A Positive Materials associa-se à iniciativa ‘Behind the Break: Exploring Fibre Fragmentation’ liderada pela Fashion For Good, em parceria com a The Microfibre Consortium. Criada este mês de março esta iniciativa tem como finalidade estudar a fragmentação de fibras, por que é que acontece, como acontece, e testar métodos alternativos para solucionar na origem este problema que coloca em causa o meio ambiente.
“A fragmentação de fibras é um desafio critico para a indústria, com fibras microscópicas a chegarem aos ecossistemas, cadeias alimentares e aos nossos corpos”, contextualiza a empresa de Braga nas redes sociais. “Embora o foco atual esteja na recolha desses fragmentos depois de serem libertados, esta iniciativa tem uma perspetiva diferente e investiga por que é que a fragmentação acontece durante a fabricação e como”, completa.
O papel da Positive Materials, em conjunto com outras marcas mundiais como a Adidas, Kering, Inditex e Levis, passará pela validação e refinação das técnicas de teste para garantir precisão, confiabilidade e alinhamento com os padrões do sector; comparação de resultados entre métodos para identificar variações, descobrir discrepâncias e estabelecer uma correlação entre os dados; fazer uma abordagem às limitações nos métodos atuais e oferecer suporte a melhores práticas de design e supply chain; equipar os parceiros com estratégias práticas para reduzirem a fragmentação por meio de melhorias no design e fabricação e fornecer insights valiosos para moldar regulamentações e políticas.
“A Positive Materials acredita que reduzir a fragmentação de fibras requer inovação em todas as etapas. A nossa parceria com a Fashion For Good e o The Microfibre Consortium no Behind the Break é essencial porque não só estamos a procurar reduzir a fragmentação como estamos a garantir que o nosso material mantém os mais altos padrões dos quais os clientes dependem. Trata-se de encontrar o equilíbrio entre a responsabilidade ambiental, impulsionada pela inovação”, comenta Elsa Parente, Co-CEO e CTO.
Nesta iniciativa a empresa vai poder aplicar a sua experiência acumulada. Recorde-se que a mesma tem colaborado com parceiros como a Algaeing em coleções cápsula que exploram inovações à base de algas, incluindo tintas, tem trabalhado também com a Octarine Bio e com a The Woolmark Company.