13 fevereiro 26
Empresas

Bebiana Rocha

Positive Materials explora elastano mais sustentável com a Stretching Circularity

A Positive Materials está a colaborar com a iniciativa Stretching Circularity, lançada esta semana pela Fashion For Good, que visa tornar o elastano compatível com sistemas têxteis mais circulares. Embora seja amplamente valorizado pelo conforto e desempenho que oferece, o elastano pode atuar como contaminante nos fluxos de reciclagem têxtil, justifica a pertinência da investigação. Além disso, a sua produção de origem fóssil contribui para elevadas emissões de carbono.

O Stretching Circularity surge, portanto, como uma resposta a este desafio, com o objetivo de acelerar a adoção de alternativas ao elastano, presente em cerca de 80% das peças de vestuário. “Ao gerar dados comparativos sobre desempenho do material, reciclabilidade, impacto ambiental e viabilidade comercial, o projeto pretende reduzir o risco associado à adoção, desbloquear fluxos de reciclagem têxtil atualmente inativos e apoiar a futura integração de soluções de elastano de menor impacto nas cadeias de abastecimento”, explica o site da iniciativa.

O projeto reúne stakeholders de toda a cadeia de valor: Levi Strauss & Co (Beyond Yoga), Paradise Textiles, Ralph Lauren, Reformation, Materiom e a Ellen MacArthur Foundation juntam-se à Positive Materials neste desafio. O objetivo é validar, à escala piloto, elastano de base biológica e elastano regenerado, desenvolvidos através de inovações emergentes em reciclagem. A Positive Materials representa Portugal, assumindo a responsabilidade pela implementação do projeto.

Partilhar