07 fevereiro 24
Feiras

Ana Rodrigues

Positive Materials apresenta seis peças inovadoras em Paris

Juntamente com PDS Ventures, Petratex, AMPHICO, Ponda, Nature Coatings, PACT, Materra e BioFluff, a Positive Materials está na área Smart Creation da Première Vision Paris a apresentar Everloop, uma cápsula que revela seis materiais inovadores. É a prova que as soluções sustentáveis são possíveis em toda a cadeia.

Em apresentação até ao próximo dia 8 de fevereiro em Paris, estará uma coleção cápsula composta por seis peças produzidas de forma colaborativa – dois casacos, duas sweatshirts, uma camisola e umas calças. Todas as peças integram diferentes tecnologias em materiais, pigmentos e costura, nomeadamente o tecido impermeável Amphitex sem PFAS da Amphico, o material semelhante a couro Oval da Pact feito de colagénio natural, o enchimento Biopuff da Ponda, a pele de base biológica Savian da Biofluff, a fibra de algodão da Materra e o pigmento à base de madeira Bioblack TX da Nature Coatings.

O objetivo desta coleção cápsula é mostrar que as soluções sustentáveis em toda a cadeia de abastecimento são possíveis, ou seja, provar que as marcas podem evitar o risco de ignorar uma questão ambiental enquanto se concentram noutra: utilizando um tecido reciclado ou de origem regenerativa num componente de uma peça de roupa. No entanto, os materiais convencionais que consomem muitos recursos no restante, por exemplo.

“Para mim, a visão era criar uma coleção que pudesse cobrir as principais etapas da cadeia de abastecimento, desde a extração até o processamento. Vimos algumas peças a ser lançadas, mas [geralmente] é uma inovação numa peça. Para a indústria da moda – mesmo apenas mudando para o algodão orgânico, já parece uma grande coisa. Se começarmos a adicionar mais coisas, acho que assustará as pessoas”, contou Irene Maffini, investidora em sustentabilidade e consultora de circularidade da PDS Ventures, à Vogue Business.

A colaboração aborda, assim, um tema-chave que os defensores da sustentabilidade têm defendido há anos: quanto mais as marcas começarem a testar e desenvolver produtos com novos materiais e tecnologias, mais rapidamente essas soluções ganharão força e ganharão impulso próprio, tornando-se muito mais fáceis de utilizar. Mais ainda, quanto mais rapidamente trabalharem com uma maior variedade de soluções, mais rapidamente começarão a enfrentar a grande variedade de desafios ambientais que enfrentam em toda a cadeia de abastecimento.

Partilhar