Bebiana Rocha
A marca portuguesa Traces of Me continua a consolidar a sua presença internacional com a chegada ao mercado indiano, através da parceria com as prestigiadas lojas GoodEarth, localizadas em Khan Market e Mumbai. Reconhecidas pela sua curadoria exigente e valorização do design sustentável, estas lojas constituem uma montra de excelência para marcas com identidade própria e compromisso ambiental.
Com mais de 20 anos de atividade, a Traces of Me está presente em pontos de venda nos quatro continentes, tendo como principais mercados de exportação a França, Itália, Espanha e Reino Unido. Em Portugal, a marca conta com quatro espaços físicos: Chiado, Cascais, Comporta e uma loja parceira no Porto.
“Encontrámos o parceiro certo e estamos confiantes no sucesso da nossa marca junto de um público indiano exigente e sofisticado, que reconhece e valoriza a qualidade das sedas, dos bordados, dos acabamentos e dos materiais que integram as nossas confeções”, refere em comunicado Teresa Martins, diretora criativa da marca.
Desde a sua origem, a Traces of Me tem assumido uma forte inspiração na cultura indiana, fruto de uma viagem marcante da fundadora ao país, onde se apaixonou pelas cores, pelas sedas, pelos bordados, pelos detalhes e pelos estampados típicos. As peças são idealizadas por uma equipa em Portugal e produzidas na Índia, com foco na exclusividade – cada artigo é produzido em apenas 100 unidades.
O público-alvo da marca situa-se entre os 30 e os 50+ anos, e a equipa tem vindo a apostar na inclusão de modelos seniores, como forma de refletir a diversidade e autenticidade dos seus clientes.
Para além do vestuário feminino, a Traces of Me tem vindo a expandir a sua oferta para o vestuário masculino, os acessórios e a casa. A linha para homem, ainda com expressão reduzida, teve início com uma cápsula especial de praia – KAI – produzida em Portugal, que será trabalhada mais estrategicamente.
A aposta nos acessórios começou há três anos e tem registado um forte crescimento, tornando-se uma via de entrada relevante para novos consumidores. Já a linha casa, criada há cerca de 10 anos, representa atualmente entre 20 a 30% da faturação da marca.
Neste segmento, a Traces of Me reutiliza estampados e tecidos sobrantes, aplicando-os em almofadas, candeeiros de seda e outras peças, numa abordagem sustentável e criativa que reflete o compromisso da marca com a circularidade e a reutilização de materiais.