13 abril 26
Arte Têxtil

Bebiana Rocha

Portugal representado na Bienal Personal Structures, em Itália

A terceira edição da exposição de arte contemporânea ‘Personal Structures – Confluences 2026’, em Veneza, vai contar com a participação da artista portuguesa Marita Setas Ferro, a única representante nacional nesta edição.

A criadora apresentará The Echoes of Things From Nature, patente entre 9 de maio e 22 de novembro no Palazzo Mora, um projeto que assenta numa prática de investigação ligada às paisagens marinhas e às formas orgânicas.

Em comunicado, explica que “o projeto propõe uma convergência deliberada entre escultura têxtil e cerâmica, combinando crochet artesanal – realizado com fios vintage e excedentes – com elementos cerâmicos moldados a partir de argila reciclada”. As esculturas evocam organismos suspensos entre crescimento e fossilização.

“O fio expande-se em volumes que lembram corais e anémonas, enquanto a argila se condensa em âncoras minerais”, acrescenta. Com estas peças, a artista procura suscitar no público uma reflexão sobre vulnerabilidade ecológica, memória e continuidade.

A participação de Marita Setas Ferro constitui também uma forma de promover a arte têxtil nacional, afirmando Portugal como um território de saber manual, com inteligência material e um pensamento orientado para a sustentabilidade.

A entrada é gratuita. A Bienal decorre entre 9 de maio e 22 de novembro, em três espaços distintos – Palazzo Bembo, Palazzo Mora e Marinaressa Gardens -, reunindo cerca de 150 artistas de 30 países. O evento realiza-se em paralelo com a 61.ª Exposição Internacional de Arte.

Partilhar