Bebiana Rocha
Termina hoje mais uma edição da ISPO Munich, onde o têxtil técnico português marcou presença com dois pavilhões From PORTUGAL, organizados pela ATP no âmbito do projeto Sustainable Textile & Apparel From PORTUGAL.
No Pavilhão A3 – ISPO Textrends estiveram as empresas Bloomati by Carvema, Color For Tex, A. Sampaio & Filhos, A. Fiúza & Irmão, Sidónios Seamless Tech e Têxteis JF Almeida (como grande empresa). No Pavilhão A1 – ISPO Outdoor marcaram presença as empresas Brandbias, Calvi Wholesale, Dune Bleue, Fradelsport, P&R Têxteis, Sancar Premium Socks e Vale & Vilas Textiles.
A Fradelsport destacou, nesta participação, a sua experiência em bonding, que permite criar peças sem costuras. Em declarações ao T Jornal, a empresa partilha que, em linha com o compromisso assumido com a sustentabilidade e a inovação responsável, está a incorporar cada vez mais tecidos reciclados e biodegradáveis nas suas linhas de produtos.
“Estamos também a introduzir novos e melhorados modelos nas nossas coleções técnicas, concebidas para reforçar a funcionalidade, o conforto e a ecoeficiência”, afirma Paulo Reis, CEO.

A Vale & Vilas Textiles apresentou a sua experiência nas áreas de athleisure, sportswear, gymwear e casualwear, oferecendo um equilíbrio entre excelência de confeção e seleção premium de materiais, integrando simultaneamente tecnologias avançadas como alta compressão e texturas inovadoras.
“A nossa produção inclui também técnicas como DTF, transfers, estampagem por sublimação, etiquetagem e packaging personalizado”, detalha Carla Macedo, da administração, ao T Jornal. Conclui sublinhando que a inovação é o caminho para construir um futuro mais responsável para a indústria têxtil e garantir que Portugal continua a oferecer soluções que unem design, qualidade e respeito pelo ambiente.
Como grande novidade nesta edição da ISPO Munich, a Calvi Wholesale apresentou um novo tecido composto por 96% algodão orgânico e 4% elastano, inspirado na ideia de flexibilidade, conforto e evolução sustentável.
Catarina Lopes, sales manager, adianta ainda ao T Jornal novos fits unissexo e novos serviços de tingimento, permitindo às marcas explorar movimentos através de gradientes com profundidade visual.
“A nossa força reside na qualidade premium, preços competitivos e num processo de produção totalmente vertical. Todas as etapas acontecem sob o mesmo teto. Esta estrutura permite-nos ser mais ágeis, apoiando os clientes com prazos eficientes sem comprometer a qualidade”, destaca.

Também a Sancar Premium Socks revelou ao T Jornal as suas novidades para esta edição: uma nova geração de meias de performance desenvolvidas com tecnologias de fibras híbridas que combinam o melhor dos materiais naturais e técnicos.
Entre as principais características diferenciadoras, a empresa destaca a capacidade de equilibrar conforto, performance e funcionalidade. “Cada uma das nossas meias de desporto é concebida para responder às necessidades específicas de cada atividade, desde desportos de resistência até ao fitness do dia a dia. Combinamos fibras naturais e sintéticas, incluindo fios reciclados, com técnicas que garantem gestão otimizada da humidade, respirabilidade, durabilidade e um ajuste perfeito”, conclui a empresa.