04 novembro 21
Indústria

T

Portugal no topo da indústria low cost europeia

Em 2020, 50% das vendas de moda e vestuário na Europa foram feitas com desconto de preço e a indústria têxtil portuguesa surge como um dos suportes destas campanhas agressivas, uma vez que pratica os preços mais baixos do continente, segundo um estudo da Fashion Value intitulado ‘Pricing Report’. Do outro lado da tabela está a Itália.

Independentemente de outos segmentos do mercado, onde a indústria portuguesa também dá cartas, e tomando como ponto de partida o vestuário mais básico – uma t-shirt em algodão e umas calças jeans – o estudo indica que “na Europa Ocidental, Portugal é um dos países mais baratos, com menos de sete euros para uma t-shirt e pouco mais de 19 euros para umas calças jeans”. A Itália encabeça a lista dos mais caros, “com quase 40 euros para umas calças jeans e 15 euros para uma t-shirt básica em algodão”.

A razão desta disparidade resulta, segundo o estudo da Fashion Value realizado para o jornal Modaes, do facto de a indústria italiana ter um mix de distribuição que não a liga diretamente às grandes cadeias comerciais low cost.

Mas, em termos de variação de preços, as coisas mudam de figura. Assim, o preço médio de compra de roupa em Itália tem caído de forma constante nos últimos anos, enquanto em Portugal o movimento é contrário: umas caças jeans são hoje quase dois euros mais caras que em 2016.

Além disso, o fenómeno da queda dos preços do vestuário e moda foi mais pronunciado em regiões onde a pandemia teve maior impacto nos bolsos das famílias, como Portugal e Espanha, os dois países onde a moda com desconto mais aumentaram em 2020.

Partilhar