11 março 22
Comércio Externo

T

From Portugal mostra moda sustentável na Expo Dubai

Abriu esta manhã no Pavilhão de Portugal na Expo Dubai o showcase iTechStyle Green Circle, uma mostra para dar a conhecer ao mundo como Portugal está a conduzir a indústria têxtil para o sonho obrigatório da economia circular. Intitulada “From Portugal to the World”, está aberta aos visitantes durante os dias de hoje e de amanhã, 11 e 12 de março.

Organizado pelo CITEVE e a Associação Seletiva Moda (ASM), com curadoria criativa de Paulo Gomes e a colaboração de conceituados designers portugueses – que deram forma aos produtos das empresas portuguesas responsáveis pelos produtos em exposição – responsáveis pelos looks em exposição, este iTechStyle Green Circle – Sustainability Showcase pretende promover nos mercados internacionais a excelência da indústria têxtil e de vestuário portuguesa em termos de sustentabilidade e economia circular, aplicada a sectores como moda, desporto e têxteis-lar.

Segundo a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo, esta é uma iniciativa que mostra ao mundo como “o nível de excelência dos têxteis e vestuário portugueses não se baseia apenas nas credenciais de qualidade e inovação reconhecidas internacionalmente, sendo que a abordagem sustentável já é uma realidade e um compromisso incontornável”.

Em comunicado, a agência sublinha ainda que “o iTechStyle Green Circle mostra como Portugal está a conduzir a indústria têxtil para o sonho obrigatório da economia circular, produzindo produtos de alto desempenho à base de fibras recicladas e recicláveis, fibras orgânicas, naturais e renováveis, processos de coloração sem químicos, materiais têxteis obtidos a partir de resíduos de outras indústrias, upcycling, redesign e reutilização”.

A participação das empresas e designers portugueses neste showcase é mais uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do From Portugal, o projeto que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto  é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Este é um registo em vídeo que lhe dá a perceber o conteúdo do showcase:

Partilhar