30 maio 22
Feira de Hannover

T

Portugal inovador apresenta-se nos sacos da Têxteis Penedo

É com um saco concebido pela Têxteis Penedo e feito a partir dos inovadores fios Cork-a-Tex, que Portugal se apresenta na Feira de Hannover como parceiro privilegiado em termos de tecnologia e inovação industrial. Destinado a ser entregue aos visitantes mais ilustres, contém informação sobre as soluções mais inovadores da indústria portuguesa, de que o inovador fio com incorporação de cortiça acaba por ser exemplo acabado.

Inaugurada no final da tarde de domingo e aberta esta manhã pelo chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro português, António Costa, a importante feira alemã tem este ano Portugal como país-parceiro, contando com a maior participação portuguesa de sempre. Ao todo, 109 empresas dos diversos clusters, incluindo o têxtil, com o objetivo de mostrar o que de melhor se faz na indústria portuguesa, apresentando produtos e soluções com tecnologia inovadora.

Foi neste contexto que a têxteis Penedo foi convidada pela AICEP para fazer os sacos em tecido da coleção Cork-a-Tex, onde estão incorporados os fios inovadores com cortiça que são comercializados pela empresa Cork-a-tex – New Generation Yarns, Lda. São estes sacos que estão a ser entregues pela delegação portuguesa aos convidados mais ilustres.

“Este convite representa para nós um reconhecimento do caráter inovador do nosso produto Cork-a-Tex”, regozija-se a empresa, adiantando que foram feitos mais de meio milhar de sacos com diversos padrões e que “o fio Cork-a-Tex está já a ser comercializado em Portugal e para exportação, para alguns parceiros estratégicos de cada sector”.

Desenvolvido a partir de um projeto que juntou as empresas Têxteis Penedo e Sedacor, do setor da cortiça, o CITEVE e a FEUP, o Cork-a-Tex é composto por algodão, ou por outros materiais têxteis sustentáveis, em associação com desperdícios de cortiça, donde resulta um produto de alto desempenho. Incorpora simultaneamente as propriedades dos substratos têxteis no que diz respeito ao conforto, respirabilidade, toque e aspeto, e os benefícios funcionais da cortiça: material natural, quente e confortável, hipoalergénica, elevada resistência ao atrito e boa elasticidade.

Partilhar