25 Março 22
Feiras

Mariana D'Orey

Portugal faz balanço positivo da participação na JITAC

Terminou esta quinta-feira mais uma edição da Jitac European Textile Fair, em Tóquio, no Japão. Burel Factory, Fitecom, Lemar e Troficolor são as empresas da comitiva ‘From Portugal’, às quais se juntam ainda as portuguesas Adalberto, Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele e Tessimax, e que fazem na generalidade um balanço positivo da participação no certame.

Ainda a um ritmo lento quando comparado aos níveis da Europa e dos Estados Unidos, o mercado japonês começa agora a abrir-se de novo ao mundo. “A organização da feira e os visitantes de forma geral sentiram muitas saudades do fórum ‘From Portugal’ que habitualmente se localiza à entrada da feira e que, à custa dos constrangimentos que ainda existem no Japão, não foi possível realizar”, conta Sofia Botelho, diretora executiva da ATP.

Considerado não só um chamariz para o encontro das propostas nacionais, o fórum é, nas palavras da diretora executiva da ATP, “um elemento fundamental para definir tendências para o mercado japonês”, razão pela qual a feira espera o seu regresso já na edição de outubro deste ano.

Mesmo que sem o fórum, a participação lusa na JITAC voltou a mostrar-se positiva, com especial enfoque para os contactos estabelecidos por empresas como a Lemar, Paulo de Oliveira e Riopele. “O balanço é positivo ainda que o ritmo seja lento quando comparado com o Ocidente, mas estamos convictos que o mercado voltará ao nível pré-pandemia até ao final deste ano”, acrescenta Sofia Botelho.

A participação das empresas portuguesas PME na JITAC é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar