24 junho 25
Moda

Bebiana Rocha

Portugal Fashion retoma presença internacional com desfiles em Milão e Paris

O Portugal Fashion, iniciativa da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, está de regresso ao circuito internacional de promoção da moda nacional, marcando presença nas principais semanas de moda do mundo. Ontem, os criadores Miguel Vieira e David Catalán apresentaram as suas coleções primavera-verão 2026 (SS26) em Milão, no âmbito da Semana da Moda Masculina. Hoje, é a vez de Ernest W.Baker subir à passerelle em Paris.

“A presença em plataformas de grande visibilidade permite não só consolidar o posicionamento internacional dos nossos designers como também potenciar oportunidades de negócio em mercados altamente influentes e competitivos”, afirma Mónica Neto, diretora do projeto, citada em comunicado.

David Catalán apresentou ‘Problems’, uma coleção de looks monocromáticos que cruza o universo workwear com elementos de um guarda-roupa clássico. “O conceito da coleção decorre de um estudo do artesanato tradicional de Portugal rural, com especial foco nos têxteis Manta Alentejana e no uso pastoral de guizos”, explicou o designer nas redes sociais, onde partilhou também um vídeo teaser. Para esta estação, optou por materiais com texturas aveludadas e tie-dyes suaves, ideais para a leveza da primavera-verão.

Por sua vez, Miguel Vieira levou à passerelle a coleção ‘Uma noite no jardim’, também dominada por uma paleta monocromática, que inclui tons como preto caviar, eclipse e piano, e branco gardénia e óptico. O criador explorou os contrastes entre formas estruturadas e fluidas, destacando-se as aplicações bordadas em forma de camélia e jarros luxuosos.

A representar a moda portuguesa em Paris, esta terça-feira, Ernest W.Baker apresenta uma proposta que revisita o romantismo e a masculinidade clássica, encerrando assim esta etapa do roteiro internacional do Portugal Fashion.

Partilhar