Bebiana Rocha
Janeiro marca o recomeço da missão do Portugal Fashion de reforçar a presença do design português nos mercados internacionais. A agenda inclui três capitais de moda, com as ações a arrancarem hoje em Milão, onde David Catalán e Miguel Vieira desfilaram na Fondazione Sozzani, no contexto da Semana da Moda de Milão. David Catalán apresentou a coleção Assembled, enquanto Miguel Vieira mostrou ao público A Tea in the Desert.
Em seguida, o Portugal Fashion dirige-se a Paris, nos dias 20 e 26 de janeiro. Em parceria com a Moda Lisboa, organiza um showroom no Marais, que reúne as marcas Behén, David Catalán, Duartehajime, Susana Bettencourt, Ariev for lo Siento, Veehana, Maria Carlos Baptista, E.P ATE’LYER e Ernest W. Baker. Esta última marca ainda presença com um desfile, agendado para 23 de janeiro.
Por fim, no dia 29 de janeiro, Copenhaga acolhe a participação portuguesa no âmbito da Copenhagen Fashion Week, através de uma experiência imersiva com curadoria de Marques’Almeida – Portugal Fashion & Arts: Inside the Studios.
“A presença em Copenhaga assume-se como uma ativação cultural e criativa, onde processos, materiais, práticas e pensamentos são colocados no centro da narrativa”, refere o comunicado oficial.
Para Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion, “Milão e Paris são hoje mercados estratégicos para os criadores portugueses. Copenhaga representa um novo território que o Portugal Fashion começa agora a explorar de forma estruturada, alinhada com valores como sustentabilidade, inovação e cultura criativa”.