23 outubro 20
Inovação

T

Portugal afirma-se na vanguarda da moda e produção sustentável

É para mostrar o melhor da moda, produção e inovação sustentável que a ATP exibe hoje em Lisboa o showcase “Sustainable Fashion From Portugal – Fashion Industry’s New Chic”, na Academia das Ciências. A apresentação tem lugar no âmbito da conferência Sustainable Fashion Business , onde também Luís Dias (LMA Têxteis), Elsa Parente (grupo Valerius), Mafalda Mota Pinto (Scoop) e Vasco Pizarro (Pizarro SA) apresentam os projectos de inovação sustentável das suas empresas perante uma plateia de figuras internacionais do mundo da Moda

Baseado em produtos e conceitos sustentáveis, o showcase quer afirmar a indústria têxtil portuguesa como um centro de inovação nas áreas da economia circular e da produção sustentável de moda. Exibe produtos das empresas Burel Factory, Lemar, LMA, Tintex, RDD Textiles e Troficolor, trabalhados por um Hub Criativo constituído por designers, artistas e influencers nacionais.

Peças de moda feitas com matérias-primas sustentáveis para demonstrar a vanguarda portuguesa em toda a cadeia produtiva de Green Fashion. Um Denim que mistura algodão reciclado e orgânico em proporções iguais, no caso da Troficolor, tecido feito a partir de uma fibra celulósica, algodão orgânico e reciclado, numa estrutura termocolada da RDDTextiles.

Já a Tintex mostra um tecido á base de fibra de celulose biodegradável, algodão orgânico e um revestimento feito a partir de resíduos de cortiça, enquanto a peça da Burel Factory usa tecido em burel natural, 100% lã, com grande grau de impermeabilidade e proteção térmica.

O showcase é uma demonstração do Sustainable Fashion From Portugal, o novo projecto da ATP que foi apresentado no Modtissimo e se destina a afirmar o sistema têxtil e moda de Portugal como vanguarda de criação e inovação sustentável. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

gifsustainable

Partilhar