18 Outubro 2019
ITMF Convention

T

Porto recebe o maior encontro de sempre do têxtil mundial

É o maior congresso mundial do sector têxtil e vai juntar a partir deste sábado no Porto mais de 350 delegados vindos dos quatro cantos do mundo. E será também “a maior convenção de sempre da ITMF e com um foco muito especial no que se está a fazer no têxtil em Portugal”, destaca Mário Jorge Machado, presidente da ATP, entidade organizadora do encontro.

A par da importância e envolvência global da convenção – mais de 80% dos delegados são oriundos de 30 países diferentes -, o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (foto) sublinha “a qualidade dos painéis em debate, com a participação dos maiores especialistas mundiais” nas questões ligadas à sustentabilidade e à digitalização na indústria têxtil, que são o temas centrais dos trabalhos.

A presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, na abertura dos trabalhos é outros do pontos que o líder da ATP sublinha para destacar a importância e impacto do encontro. “É um dos últimos atos na função, já que o novo governo onde terá peso reforçado só depois toma posse”, refere Mário Jorge Machado, que destaca também a comunicação do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que vai falar sobre a globalização e as perpetivas de evolução para a economia mundial.

O presidente da ATP chama ainda a atenção dos empresários para a oportunidade de participarem nos painéis de debate, já que além das comunicações dos especialistas haverá sempre uma fase de debate. “Todas as mesas são em formato circular de forma a fomentar e facilitar a troca de ideias e contactos”, reforça o presidente da ATP.

É na segunda-feira, dia 21 de Outubro, que tem lugar o acto público de abertura dos trabalhos da ITMF – International Textile Manufacturers Federation, embora decorram já a partir de amanhã, sábado, reuniões de âmbito interno. Sob o tema geral “Digitalização e Sustentabilidade: O seu Impacto na Indústria Têxtil Global”, a conferência será aberta oficialmente pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e pelos presidentes da ATP, Mário Jorge Machado, e da ITMF, e Kihak Sung.

Com sede em Zurique, na Suíça, a ITMF realiza as suas reuniões magnas desde 1904, sendo esta a terceira vez que o Porto recebe a “ITMF Convention”, depois de 1969 e 1993. Uma clara demonstração da “dinâmica e importância que a indústria têxtil e vestuário portuguesa ganhou no negócio global do setor”, regista o diretor-geral da ATP, Paulo Vaz notando que nos últimos anos, entre 2012 e 2019, a associação “conseguiu trazer para Portugal os três maiores congressos internacionais relacionados com o setor”, Ou seja o da IAF – International Apparel Federation, em 2012; o da Euratex, em 2017; e agora a ITMF Convention.

O programa de trabalhos do congresso prolonga-se por três dias, incluindo no seu programa paralelo e social a passagem pelas cidades de Famalicão, Matosinhos e Guimarães, destacadas como polos relevantes e diversificados da indústria têxtil e vestuário nacional.

Partilhar