20 Novembro 2018
ITV

T

Polopique é uma das dez PME que inspiram a Europa

A análise é da London Stock Exchange e a Polopique está entre as empresas mais dinâmicas e de crescimento rápido na Europa. Mil empresas para inspirar a Europa, assim denomina a lista que inclui dez PME portuguesas e é anualmente elaborada pela Bolsa de Valores de Londres.

Com uma faturação anual que ultrapassa já os 110 milhões de euros, a Polopique é uma das principais referências no sector têxtil nacional e uma das raras unidades verticais completas existentes no país. Tem uma capacidade de produção diária superior a  100 mil peças e exporta quase a 100%, destacando-se por ser o principal fornecedor de polos para ao grupo Inditex.

Números que mesmo assim não param de crescer. Ainda este ano a têxtil com sede em Vizela investiu mais de 10 milhões na recuperação de uma antiga fábrica em Moreira de Cónegos, criando mais uma unidade de fiação que reforça o império da Polopique (na foto, o CEO Luís Guimarães, à esquerda, com o presidente da Câmara e Guimarães e o vereador da Economia numa visita à nova unidade).

“Sempre fui contra a ideia de que a indústria têxtil não tinha futuroA Polopique começou há 22 anos com meia dúzia de funcionários e foi sempre crescendo. Em 2011, fruto do que se passava em Portugal e do encerramento que ameaçava a Têxtil Vizela, decidimos avançar com o investimento. Tínhamos nessa altura cento e tal colaboradores e agora temos 1050″, explicou então o empresário que agora vê a sua estratégia de crescimento plenamente validada pelo reconhecimento da Bolsa de Valores de Londres.

A Polopique é a única representante da ITV entre as dez PME que inspiram a Europa – o ano passado estava a Parfois -, numa lista que inclui a Simoldes Plásticos, Sogrape Vinhos, Perfumes & Companhia, Nabeiro Group, Riberalves, Pestana Hotel, Cerealis, Couro Azul e EGEO.

Partilhar