Bebiana Rocha
A PlayUp, marca infantil do grupo ETFOR, acaba de lançar o quarto capítulo da sua série Embracing Circularity. Intitulada “Playful Pigments”, a nova coleção dá continuidade, na estação fria, à missão da marca portuguesa de explorar formas de produção mais circulares e sustentáveis.
Mais de 70% das peças foram produzidas com materiais reciclados, como lã e algodão reciclados. Já 22% da coleção integra o fio Re(Play) – desenvolvido com 10% de algodão reciclado proveniente dos próprios resíduos da PlayUp e 90% de algodão regenerativo. Já as peças em denim foram concluídas com um processo de acabamento que reduz o consumo de água e energia, sublinha a marca em comunicado.
O lançamento inspira-se no trabalho da artista Marta Rodrigues, que explora os pigmentos naturais através da aguarela e do lápis de cera. Essa ligação à natureza é transposta para a coleção, refletindo-se numa paleta dominada por tons terra.
Fiel ao compromisso de sustentabilidade, a PlayUp sublinha que todas as peças foram concebidas com foco na longevidade e pensadas para facilitar a reciclagem no final da sua vida útil.
Uma parte significativa da coleção foi produzida em monomaterial, simplificando o processo de reaproveitamento. Além disso, algumas peças foram adaptadas ao crescimento das crianças, prolongando o seu tempo de uso.
Cada artigo é ainda acompanhado por símbolos e etiquetas que identificam as certificações relevantes, reforçando a transparência e a aposta consciente da marca.