05 dezembro 24
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Pizarro em consórcio para desenvolver sistema de tratamento de águas

A empresa de acabamentos Pizarro, conjuntamente com a Jeanologia e a AITEX – Associação de Investigação da Indústria Têxtil, está a trabalhar na criação de um sistema de circuito fechado de tratamento de águas residuais com zero descargas.

Os esforços estão a ser feitos no âmbito do projeto europeu LIFE ANHIDRA, pensado para revolucionar a gestão da água na indústria Têxtil. A Jeanologia está responsável pelo design e construção, a AITEX pela investigação e a Pizarro, conhecida pelos seus serviços de lavandaria, acolhe o primeiro protótipo desenvolvido e industrializado.

“A indústria têxtil consome cerca de 93 mil milhões de m3 de água anualmente. O ANHIDRA aborda este desafio critico regenerando até 95% da água utilizada nos processos de lavagem e acabamento têxtil, devolvendo-a em condições ótimas de reutilização”, partilha a Pizarro em comunicado.

Segundo números avançados pelo consórcio, este novo sistema vai permitir reduzir em 92% o consumo de água, 98% as águas residuais e 15% o consumo de energia. A apresentação do ambicioso projeto foi feita no final de novembro nas instalações da Pizarro, no qual participaram representantes da Comissão Europeia, parceiros e clientes para conhecer as várias fases do sistema piloto.

Partilhar