19 Janeiro 21
Feiras

T

Pitti, Heimtextil, Techtextil e Texprocess só no digital

O calendário de feiras internacionais continua em constante adaptação face à pandemia. Esta semana foram as italianas Pitti Bimbo, Pitti Uomo e Pitti Filati e as alemãs Heimtextil, Techtextil e Texprocess a anunciar que não vão realizar as edições presenciais previstas para este semestre, focando-se apenas no digital. Entre os principais certames europeus, o Modtissimo na Alfândega do Porto é o único evento têxtil que mantém a hipótese de uma apresentação presencial.

Em Itália, o decreto governamental aprovado esta semana, que suspende todos os grandes eventos até dia 5 de março, deitou por terra as ambições da Pitti Immagine em reunir presencialmente expositores e visitantes nas tradicionais feiras Pitti Bimbo, Pitti Uomo e Pitti Filati. Em alternativa, a organizadora italiana foca-se agora na plataforma digital própria, a Pitti Connect, que se manterá online até ao início de abril com as colecções desta estação. “Vai continuar a ser possível a comparação aprofundada entre expositores”, afirma a organização em comunicado.

Na Alemanha, o cenário é idêntico. Depois de todas as feiras do primeiro trimestre terem sido adiadas ou canceladas, a Messe Frankfurt cancela agora também a edição conjunta da Heimtextil, Techtextil e Texprocess, prevista para os dias 4 a 7 de Maio. O mesmo acontece com a Consumer Goods, feira que reuniria este ano os expositores da Ambiente, da PaperWorld e da ChristmasWorld.

Em alternativa, a organizadora alemã está a reforçar a plataforma Nextrade, para onde vai transferir algumas das ações de networking. Em relação às edições presenciais, a Messe Frankfurt anunciou já a próxima Heimtextil para os dias 11 a 14 de janeiro de 2022 e a próxima Techtextil e Texprocess para o segundo trimestre do próximo ano, em data ainda a confirmar.

Com as recentes alterações ao calendário europeu de feiras têxteis, neste momento o MODTISSIMO configura-se como a única oportunidade nos próximos meses para que expositores e visitantes contactem presencialmente. Agendado para os próximos dias 10 e 11 de março, no edifício da Alfândega do Porto, o salão têxtil português procura repetir o feito do passado mês de setembro, mantendo a edição presencial de acordo com as normas de segurança e focando-se única e exclusivamente em profissionais do sector.

Partilhar