Bebiana Rocha
O Fórum para a Competitividade destaca, na sua mais recente Nota de Conjuntura de abril, a forte desaceleração do PIB português em cadeia no primeiro trimestre de 2025, que passou de um crescimento de 1,4% para uma contração de -0,5%, superando as previsões. Face à deterioração das perspetivas internacionais e à quebra registada, o Fórum considera que deverá haver uma revisão em baixa das previsões de crescimento anual do PIB para valores abaixo dos 2%.
A publicação assinala ainda uma ligeira subida da inflação, de 1,9% para 2,1%, e uma deterioração significativa no contributo das exportações líquidas, que desceu de 0,9% para -0,5%.
O Fórum para a Competitividade alerta que a diminuição da cooperação internacional compromete os esforços para uma economia global mais resiliente, antecipando que os próximos trimestres possam trazer novos desafios, nomeadamente com o impacto das tarifas comerciais impostas pelos EUA.
A publicação dedica também espaço ao tema das políticas comerciais da presidência de Donald Trump, às previsões do FMI, ao estado atual do mercado de trabalho, e aos mais recentes resultados das exportações de três das principais economias mundiais: Estados Unidos, China e Zona Euro.
No panorama europeu, o primeiro trimestre foi marcado por uma desaceleração do PIB da Zona Euro em cadeia, de 0,2% para 0,4%. Todas as grandes economias da região apresentaram crescimento, com a exceção de Portugal (-0,5%) e da Hungria (-0,2%).
Por se tratar de período de campanha eleitoral, a Nota de Conjuntura analisa por fim o programa eleitoral da Aliança Democrática (AD) e o cenário macroeconómico apresentado pelo Partido Socialista (PS).