13 Outubro 21
Moda

Mariana D'Orey

A sustentabilidade têxtil tem palco no Portugal Fashion

Mostrar que o têxtil e moda portugueses estão no pelotão da frente do movimento sustentável é o objetivo do mais recente projeto da ATP, que ganha vida no 49º Portugal Fashion.  Até sábado, no edifício da Alfândega do Porto, o “Sustainable Fashion From Portugal” reúne em fórum ideias e produtos de empresas nacionais com reduzido impacto ambiental.

O showcase conta com tecidos das empresas nacionais Albano Morgado, Acatel, Burel Factory, Lemar, LMA, NGS Malhas, RDD, Texser, Tintex Textiles e Troficolor, que em conjunto com um hub criativo constituído por designers, artistas e influencers unem a sustentabilidade à moda. Na amostra são reveladas as várias facetas da moda sustentável made in Portugal, cruzando-se a investigação científica e o desenvolvimento de novos materiais com o design contemporâneo e as principais tendências de moda.

Em exposição estão peças de moda feitas com matérias-primas sustentáveis obtidas através de vários processos, entre eles, tecidos compostos por liocel (fibra de celulose biodegradável), algodão orgânico, revestimentos feitos com resíduos de cortiça, algodão reciclado, fibra ecológica obtida através da reciclagem de resíduos plásticos do oceano, PES reciclado (de garrafas plásticas).

O Showcase está inserido no projeto Sustainable Fashion From Portugal , promovido pela ATP, e foi criado para ampliar o potencial criativo e exportador do setor, num contexto de sustentabilidade ambiental em todo o espectro da sua cadeia de valor. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização.

Partilhar