T
Era uma vez um atelier de costura em Lisboa que fazia os fatos para as mais conhecidas séries e filmes de Hollywood e que, praticamente sem ninguém saber, tinha dentro do seu armazém de 4.500 metros quadrados um mundo que vai da magia e criatividade do universo do filme Maléfica às sujas ruas de Birmingham da série Peaky Blinders.
Estamos a falar da espanhola Peris Costumes, sediada em Madrid, uma das empresas de figurinos mais conceituadas do mundo, que fixou uma sucursal em Portugal no ano de 2016, em Marvila, num complexo industrial na zona oriental da cidade de Lisboa que atualmente acolhe mais de cinco milhões de peças – de fardas militares, a fatos e a trajes usados por príncipes e princesas.
Começaram com quatro pessoas e agora já contam com 32 — 90% das quais mulheres, que, entre outros trabalhos, foram responsáveis por trazer à vida os 500 fatos do segundo filme de Maléfica e as camisas da série Peaky Blinders, que demoraram cerca de quatro horas – cada uma – a serem feitas, tal é o trabalho de minúcia para que no fim a peça fique realista. Um dos pontos fortes da têxtil portuguesa, que atraiu a empresa espanhola com a sua extrema qualidade e know-how.
“Tínhamos uma lacuna, precisávamos de um atelier mais artesanal para a confeção dos fatos. Uma das razões por que viemos para Portugal foi pela grande tradição de costurar”, contou à NiT Alejandro Toledo, o responsável pela gestão da sucursal da empresa em Portugal, que para além de fazer roupa de raiz, tem também um serviço de aluguer da roupa em armazém tanto para o mesmo tipo de produções como para particulares.