20 novembro 24
Arte Têxtil

Bebiana Rocha

Penteadora e Confeções Lança contribuem para oficina de tecelagem

As empresas Penteadora e Confeções Lança doaram os seus desperdícios têxteis para oficinas de tecelagem promovidas pelo Museu de Lanifícios. O objetivo da iniciativa é não só promover a sustentabilidade, mas também unir a comunidade do Teixoso em torno das suas experiências e memórias com os têxteis.

Os participantes utilizaram fios, tecidos e farrapos para compor fragmentos que depois de unidos deram origem a uma peça de arte. Chama-se Ondulância e conta também com a veia criativa de Ana Mena. A apresentação do objeto ao público será feita no próximo dia 26 de novembro. Os interessados podem visitar o resultado desta colaboração no Núcleo da Real Fábrica Veiga até 25 de janeiro de forma gratuita.

“A escultura evoca ribeiras da Covilhã, a Carpinteira e a Goldra, que em muito contribuíram para o desenvolvimento da indústria têxtil”, contextualiza Ana Mena em comunicado. “A obra resultante deste processo não é apenas um objeto físico, mas um símbolo tangível de colaboração comunitária e de transformação local e exemplifica como a arte participativa pode integrar e ser agente de mudança”, conclui.

Estiveram também envolvidos no projeto: Associação de Artes Performativas Quarta Parede, Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, Grande Roda, Junta de Freguesia do Teixoso e Sarzedo e o Município da Covilhã.

Partilhar