23 dezembro 24
Economia

Bebiana Rocha

Pedro Reis quer intensificar diplomacia económica

O Ministro da Economia, Pedro Reis, prepara-se para intensificar a diplomacia economia. Para o primeiro semestre de 2025, “entre visitas de Estado, participação em feiras, roadshows e seminários estão previstas missões à Bélgica, Dinamarca, Emirados Árabes, Estados Unidos, Filipinas e Eslovénia”, avança a AICEP no site oficial.

A Agência avança ainda iniciativas nos mercados da Coreia do Sul, Japão, Reino Unido, Suíça, Dinamarca e Angola. Durante a sua intervenção no evento Millenium Portugal Exportador, Pedro Reis afirmou que a tendência das empresas é começarem a concentrarem-se mais em projetos e clientes do que em mercados”.

O Ministro referiu também que existem oportunidades para as empresas no decorrer da reorientação das cadeias de fornecedores, uma vez que o país privilegia uma estratégia de diferenciação “pelas pequenas séries, pela customização, pela qualidade, pela inovação”. O discurso serviu igualmente para dar nota da abertura de novos escritórios da AICEP e com mais elementos em alguns mercados.

Partilhar