14 janeiro 26
Arte têxtil

Bebiana Rocha

Patricia Urquiola apresenta “Among-All”, uma continuação de “Among-Us”

A designer Patricia Urquiola apresentou ontem no Hall 3.0 da Heimtextil a nova edição da sua instalação imersiva, que este ano recebeu o nome de “Among-All”. A obra, sucessora de Among-Us, transporta o público para um espaço futurista, povoado por esculturas híbridas, figuras insufladas e estruturas suspensas, convidando os visitantes a uma experiência sensorial única.

“Among-All” é, acima de tudo, uma investigação sobre os têxteis, reunindo esculturas construídas com nylon reciclado, resíduos têxteis e materiais de origem biológica. Durante a conferência de imprensa, Patricia Urquiola explorou os materiais, designs e tecnologias que estão a moldar o futuro do design de interiores, reforçando que a instalação continua a ser, essencialmente, para sentir.

Se a edição anterior explorava a proximidade, este ano a proposta centra-se na imersão num “landscape”, estabelecendo uma nova relação entre o design e os materiais – não de controlo, mas de diálogo. Cada peça está interligada, formando um ecossistema, com mais de 10 obras, cada uma a contar a sua própria história.

Entre os materiais em destaque, o Econyl assume um papel central. Numa das zonas da instalação, é possível ver redes de pesca recicladas, que deram origem ao material e, posteriormente, a delicadas franjas. Patricia Urquiola sublinhou ainda a importância da longevidade dos materiais e a necessidade de encontrar um equilíbrio entre o artesanal e o robótico, destacando o processo explorativo como essencial na criação.

Para a designer, “Among-All” é também um espaço de fantasia, onde cada elemento contribui para uma narrativa coletiva, oferecendo ao visitante uma experiência envolvente e de reflexão sobre o futuro do design e dos materiais que o definem.

Partilhar