19 junho 24
Empresas

Bebiana Rocha

“Partilhar dados é uma preocupação”

A sustentabilidade têxtil esteve no centro dos debates do Brussels Textiles Forum organizado pela Euratex. Hélder Rosendo, business director da TMG Textiles, abordou o tema da partilha de dados por causa do Passaporte Digital de Produto e apontou-o como a principal preocupação. “Tem de se ver muito bem o que vamos tornar público. A forma como construímos a nossa cadeia de valor é um dos aspetos mais importantes no negócio”.

Questionado também sobre como melhorar a reciclabilidade dos produtos em fim de vida, respondeu que passa pela diminuição das misturas de fibras. “É preciso racionalidade na escolha das fibras, explicar porquê que elas são precisas, fazer um trabalho junto dos designers”, disse.

Outro dos pontos importantes da sua intervenção foi a chamada de atenção para as condições que fazem uma empresa ganhar determinada encomenda: “A primeira condição é o tempo de entrega, a segunda o preço, e só em terceiro a sustentabilidade. Estejam preparados para responder ao máximo possível”.

A intervenção terminou com um relembrar da importância de nivelar o terreno de jogo, e de deixar de ter ‘free riders’. “Temos de ter a certeza que os produtos importados pelo menos cumprem com os mesmos requisitos que os produtos europeus”, disse referindo-se ao uso de produtos químicos nomeadamente. Como se consegue isso? Hélder Rosendo responde com o exemplo da certificação Oekotex que tem um sistema de ‘revisão de pares’, isto é um duplo controlo onde entidades certificadoras fazem o controlo aleatório e pontual de produtos certificados por outros. O grande problema está em controlar os produtos que vão diretamente para casa do consumidor, por causa do crescimento do e-commerce.

Partilhar